Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Subconcessão significa poupança de 7.350 milhões de euros

por Foto: Miguel A. Lopes - Lusa

A renegociação de seis subconcessões rodoviárias, aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, pode significar uma poupança de 7.350 milhões de euros aos cofres do Estado.

Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, as seis subconcessões rodoviárias renegociadas, em regime de Parceria Público-Privada e as respetivas poupanças para o Estado português foram: Algarve Litoral (460 milhões), Baixo Alentejo (1.039 milhões), Baixo Tejo (202 milhões), Pinhal Interior (1.308 milhões), litoral oeste (208 milhões), Douro interior (316 milhões).

O governante escusou-se a "apontar um calendário de um processo que o Governo diretamente não controla", pois a formalização dos contratos está agora nas mãos da empresa Infraestruturas de Portugal (ex-Estradas de Portugal).

No entanto, Sérgio Monteiro desejou que os mesmos "fossem assinados o mais breve possível", embora, "na prática, a poupança já está a ser conseguida na execução orçamental de 2015 e dos anos anteriores".
pub