Tarifa social de energia entra em vigor

por Marina de Castro

Foto: Andrea Comas - Reuters

A tarifa social de energia já chega a 630 mil consumidores portugueses por causa do novo regime de acesso que entra esta sexta-feira em vigor.

A atribuição dos descontos de 34 por cento (33,8 por cento) na eletricidade e de 31 por cento (31,2 por cento) no gás natural é, a partir de agora, automática com o mecanismo introduzido pelo Governo. O Executivo quer levar de novo ao Parlamento o tema das rendas da energia.

O desconto resulta do cruzamento de dados entre as empresas, a Segurança Social e o fisco. Em setembro haverá novo cruzamento da base de dados para saber quem entra e quem sai do sistema.

Ouvido pela Antena 1, o secretário de Estado da Energia, Jorge Sanches, promete que em breve também o preço do gás de botija vai mudar.

Jorge Sanches quer mudanças no regime de garantia de potência, um subsídio pago às empresas produtoras para manterem as centrais prontas a funcionar e que, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), vai custar uma média anual de 33 milhões de euros aos consumidores.
pub