Taxa de desemprego baixa para 12,1 por cento em julho

por RTP
Reuters

A estimativa provisória, anunciada pelo INE, aponta para uma descida de 0,2 pontos percentuais em relação a junho. Uma descida igualmente se a comparação for feita com julho do ano passado, com uma taxa de desemprego 0,7 por cento daquela registada, em definitivo, no ano passado.

Apesar da polémica que tem envolvido a divulgação de números provisórios do desemprego, o INE, Instituto Nacional de Estatística, mantém a divulgação desta informação.

"Em julho de 2015, a estimativa provisória da taxa de desemprego foi de 12,1 por cento, diminuindo 0,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior", de acordo com o gabinete de estatísticas.

Os valores referentes a julho de 2015 são provisórios, uma vez que se trata de um trimestre móvel em que para os dois primeiros meses a rA estimativa provisória da população empregada foi de 4 524,8 mil pessoas, mais 0,6 por cento do que no mês anterior.ecolha da informação do Inquérito ao Emprego já foi concluída (junho e julho de 2015) e para o terceiro mês foi realizada uma projeção (agosto de 2015) com base em modelos de séries temporais.

O INE estima que a população desempregada em julho de 2015 seja 624,9 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,2 por cento em relação à taxa definitiva de junho deste ano e uma descida de 0,7 pontos percentuais em relação a igual mês de 2014. Foi considerada a população dos 15 aos 74 anos.

Segundo as estimativas, a taxa de desemprego das mulheres (de 12,2 por cento) excedeu a dos homens (12,1 por cento), em 0,1 pontos percentuais, tendo ainda assim atenuado a diferença, uma vez que diminuiu 0,2 pontos no sexo feminino.

Uma descida mais acentuada registou-se na taxa de desemprego dos jovens, com uma quebra de 0,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior, para 31 por cento; enquanto a taxa nos adultos caiu 0,1 para 10,7 por cento.
Tópicos
pub