Toyota vai suspender produção no Japão por uma semana devido a explosão

por Lusa

O fabricante automóvel Toyota anunciou hoje que vai suspender a produção em todas as suas fábricas de montagem no Japão durante uma semana depois de uma explosão numa fábrica de aço ter provocado escassez de peças.

A empresa, com sede em Aichi (centro do Japão), vai paralisar as operações de montagem entre 08 e 13 de fevereiro nas 12 fábricas que tem no país, o que também vai afetar as linhas de produção das suas filiais Hino, Daihatsu e Lexus, confirmou um porta-voz da Toyota à agência noticiosa Efe.

O fabricante japonês revelou que uma explosão registada no passado dia 08 de janeiro numa fábrica da sua filial Aichi Steel teve impacto na produção de peças de aço, o que originou a decisão.

O líder mundial automóvel indicou, em comunicado, que prevê retomar as operações no Japão no dia 15 e que a suspensão não vai afetar a sua produção no estrangeiro.

A Toyota fabrica no Japão uma média diária de entre 13 mil e 14 mil automóveis.

A empresa garantiu que "continuará a tomar as medidas necessárias para minimizar o impacto deste incidente", como produzir em linhas alternativas operadas pela Aichi Steel e adquirir peças de outras siderúrgicas.

Tópicos
pub