UE apoia educação em situações de emergência com pacote de 52 milhões de euros

por Lusa

A Comissão Europeia anunciou hoje um pacote de ajuda humanitária destinado a projetos educativos para crianças em situações de emergência no valor de 52 milhões de euros, que deverá abranger 2,3 milhões de crianças em 42 países.

Implementado no quadro do compromisso anteriormente assumido pela Comissão de afetar 04 por cento do orçamento comunitária a ajuda humanitária à educação, este projeto será orientado para regiões onde as crianças correm maior risco de exclusão escolar ou de perturbação do processo educativo, designadamente no Médio Oriente (especialmente Síria e Iraque), África Oriental, Central e Ocidental, Ásia, Ucrânia, América Central e Colômbia.

"Estamos hoje a cumprir e a ultrapassar o nosso compromisso de quadruplicar o apoio à educação em situações de emergência de 01% para 04% do orçamento para ajuda humanitária, passando de 11 milhões de euros em 2015 para 52 milhões de euros em 2016", sublinhou o comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises.

Segundo Christos Stylianides, "ao investir agora na educação das crianças apanhadas em zonas de conflito e noutras situações de emergência", a UE está a fazer "um investimento contra o risco de uma geração perdida e um investimento para o futuro".

O financiamento hoje anunciado apoiará o acesso à educação em situações de emergência, incluindo educação sobre os riscos das minas, competências para a vida e formação profissional, atividades recreativas e apoio psicossocial.

As crianças beneficiarão igualmente do fornecimento de material escolar e da criação de novas infraestruturas escolares, e os professores, os pais e as outras pessoas que se ocupam das crianças beneficiarão igualmente de formação, precisa a Comissão Europeia.

 

Tópicos
pub