Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Valor médio de avaliação bancária sobe 0,5% para 1.073 euros/m2

por Lusa

Lisboa, 26 set (Lusa) -- O valor médio de avaliação bancária em Portugal fixou-se nos 1.073 euros por metro quadrado em agosto, mais 0,5% do que em julho e mais 3,6% face ao mesmo mês do ano passado.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor da avaliação bancária no âmbito do crédito à habitação aumentou cinco euros face ao mês anterior.

"Este acréscimo resultou, em particular, do aumento registado na região do Algarve, que passou de um valor médio de avaliação de 1.330 euros/metros quadrados em julho, para 1.376 euros/m2 [metro quadrado] em agosto", refere o INE.

Todas as restantes regiões, à exceção do Centro, apresentaram também variações em cadeia positivas, acrescenta.

Face ao período homólogo, o valor médio de avaliação no total do país registou um aumento de 3,6%, acelerando 0,8 pontos percentuais face ao mês de julho.

A região Norte e a Área Metropolitana de Lisboa, com valores de 947 euros/m2 e 1.301 euros/m2 (variações de 4,1% e 2,6%), respetivamente, deram, segundo o instituto, os contributos mais expressivos para o resultado agregado.

Nos apartamentos, o valor médio de avaliação bancária fixou-se em 1.117 euros/m2 em agosto, superior em 0,7% ao observado em julho para o total do país.

O valor médio de avaliação bancária das moradias para o total do país, por sua vez, passou de 994 euros/m2 em julho para 999 euros/m2 em agosto (aumento de 0,5%).

pub