Vendas no comércio a retalho aumentam 2,4 por cento em junho

por Lusa

Em junho, as vendas no comércio a retalho aumentaram 2,4% face ao mesmo mês do ano passado mas diminuíram 0,1% face ao mês anterior, de maio, informa hoje o Instituto nacional de Estatística (INE).

Em termos homólogos, o aumento dos negócios do setor em junho (mais 2,4%) foi superior à variação homóloga de 1,8% registada em maio.

O volume de negócios do agrupamento de produtos não alimentares aumentou 4% em junho, acima dos 3,8% do mês anterior, enquanto o índice do agrupamento de produtos alimentares passou de uma variação homóloga negativa em 0,8% em maio para um aumento de 0,3% em junho.

O índice de emprego no comércio a retalho manteve, em junho, o crescimento homólogo observado em maio de 1,4%, sendo de 0,9% a variação homóloga do volume de trabalho no comércio a retalho em junho.

Comparando com o mês anterior, o índice de volume de negócios no comércio a retalho registou uma diminuição de 0,1% em junho (variação nula no mês anterior).

Somando o segundo trimestre deste ano, as vendas no comércio a retalho subiram 2,6% em termos homólogos, contra um aumento de 2,7% no trimestre anterior, e a variação homóloga das vendas do agrupamento de produtos alimentares fixou-se em 0,1%, enquanto no agrupamento produtos não alimentares as vendas aumentaram 4,6%.

pub