Vercoope entra no Cazaquistão com 20 mil garrafas de vinho verde

por Lusa

Porto, 01 jul (Lusa) - A Vercoope, uma união de sete adegas cooperativas da região dos vinhos verdes, acabou de exportar 20 mil garrafas da marca Via Latina para o Cazaquistão, o que ocorreu pela primeira vez e após dois anos de negociações.

Com uma presença forte na Rússia, que é o seu principal mercado externo, a Vercoope entrou depois na Ucrânia, lançou-se também à conquista do Cazaquistão e da Bielorrússia e sonha com o Azerbeijão, segundo disse à agência Lusa o seu presidente, Casimiro Alves.

A Ucrânia estava ser um mercado promissor, mas a guerra "arrefeceu" as vendas, e o Cazaquistão é a mais recente conquista desta união de adegas cooperativas com sede em Agrela, no concelho de Santo Tirso, e com uma produção média anual de "sete milhões de garrafas".

"A entrada num novo mercado é sempre motivo de satisfação e, neste caso concreto, registar exportações para o Cazaquistão é sinónimo de que os nossos esforços resultaram", comentou Casimiro Alves.

Para o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, "os esforços da região vão ampliando resultados em todo o mundo e os vinhos verdes têm, cada vez mais, uma aceitação amplas em mercados diversificados e o Cazaquistão é um exemplo disso".

A Vercoope está presente em "mais de 30 mercados" e prevê exportar este ano cerca de 30% da sua produção. "Daqui a cinco anos, esperamos chegar aos 50%", referiu o mesmo responsável.

A internacionalização é uma aposta forte desta organização. "Há dias, mandamos vinhos pela primeira vez para Israel num contentor com 13 mil garrafas. E é para continuar", exemplificou Casimiro Alves.

Na próxima semana, a Vercoope estará presente em feiras na Coreia do Sul, Taiwan e Singapura, procurando desse modo expandir a sua presença no continente asiático. A união já tem os seus vinhos no Japão e na China.

Casimiro Alves, por outro lado, disse à Lusa que a vindima deste ano deve registar, na região, uma quebra de "30%" face à de 2015, porque "houve bastante chuva e bastantes doenças, mas os `stocks` estão confortáveis".

A Vercoope agrega as adegas cooperativas de Amarante, Braga, Famalicão, Felgueiras, Guimarães, Paredes e Vale de Cambra" e os seus vinhos mais vendidos são o Via Latina e o Terras de Felgueiras.

Tópicos
pub