Wall Street encerrou em alta ligeira no dia da posse de Donald Trump

por Lusa

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta ligeira, no dia em que Donald Trump tomou posse como Presidente dos EUA, sem que os investidores tenham tido uma reação especial, até porque o noticiário económico foi escasso.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average valorizou 0,48% (94,85 pontos), para as 19.827,25 unidades, e o Nasdaq 0,28% (15,25), para as 5.555,33. O índice alargado S&P 500 avançou 0,34% (7,62), para os 2.271,31 pontos.

"Foi uma sessão muito calma (...). Penso que muitos investidores estiveram a ver a cerimónia de investidura", resumiu Alan Skrainka, da Cornerstone Wealth Management.

O republicano Donald Trump tornou-se hoje o novo Presidente dos Estados Unidos e, na ocasião, teve um discurso sobre a necessidade de fazer passar "A América Primeiro", sem porém anunciar nada de concreto.

Apesar de alguns pequenos sobressaltos durante o seu discurso, a calma finalmente imperou em Wall Street, que tinha subido no final de 2016, depois da eleição inesperada de Trump, antes de conhecer um início de ano pouco animado.

"Esta semana, houve algumas inquietações com eventuais medidas protecionistas, mas tudo acabou por ficar tranquilo", comentou Skrainka.

Se o protecionismo de Trump e o seu discurso anti-imigração inquietam os investidores, estes parece ter saudado as suas promessas de redução de impostos e relançamento orçamental, mas, em todo o caso, a prudência domina agora, à espera de ver como será concretizado este programa.

"Dir-se-ia que os investidores abordaram o dia da investidura como o tinham feito no da eleição, com Trump como motor", avançou Sam Stovall, da CFRA.

"Bem entendido, o S&P 500 estava a baixar desde há algumas sessões, pelo que não é de espantar o regresso da bolsa aos fechos em terreno positivo", concluiu.

De resto, a atualidade económica foi escassa, sem indicadores da economia no calendário, com os investidores reduzidos à divulgação de vários resultados de empresas integrantes do Dow Jones.

Tópicos
pub