Yellen considera prematuro avaliar impacto da turbulência nos mercados

por Lusa

Washington, 11 fev (Lusa) - A presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Janet Yellen, afirmou hoje que ainda é cedo para avaliar o impacto da turbulência dos mercados financeiros no crescimento económico dos Estados Unidos.

Numa audição no Senado, a presidente do banco central norte-americano minimizou a possibilidade de uma contração da economia norte-americana sem a afastar completamente e disse que "é prematuro fazer um juízo" sobre o impacto da turbulência registada nos mercados.

O crescimento da economia norte-americana abrandou para 0,7% no quarto trimestre de 2015, de acordo com os dados de uma primeira estimativa divulgada pelo Departamento do Comércio.

Os mercados financeiros têm manifestado desde o início do ano alguma desorientação, penalizados pelas dúvidas em relação ao preço do petróleo, aos bancos e ao crescimento mundial.

Yellen afirmou que a Fed tem em conta nas suas deliberações os riscos provenientes de problemas económicos externos e reiterou as preocupações que já manifestara na quarta-feira, quando foi ouvida na Câmara dos Representantes, em relação à economia global e à volatilidade nos mercados.

Janet Yellen disse também que o sistema bancário está, desde a crise financeira, "bastante mais resistente e capitalizado".

"Creio que temos um sistema bancário forte e que assistimos a uma significativa melhoria", declarou.

Sobre a descida do preço do petróleo, a dirigente da Fed reconheceu que a instituição ficou "bastante surpreendida" com a queda persistente. "Penso que isso reflete a influência da oferta, mas a procura também devia ter um papel", afirmou.

Quanto ao reforço do dólar, a presidente da Fed disse que já era esperado, devido "à solidez da economia norte-americana em relação a outras economias" e à divergência de políticas monetárias.

 

pub