Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

"BE fez o melhor contributo que era preciso para vencer a direita", afirma Francisco Louçã

por Lusa

Lisboa, 04 out (Lusa) - O ex-coordenador do BE Francisco Louçã afirmou hoje que "o Bloco de Esquerda fez o melhor contributo que era preciso para vencer a direita", considerando que Catarina Martins é "uma heroína desta campanha".

"O que é certo agora é que o Bloco de Esquerda fez o melhor contributo que era preciso para vencer a direita. E não foi o Bloco de Esquerda que faltou nesse combate", disse Francisco Louçã aos jornalistas no quartel-general do BE para a noite eleitoral, que está montado no Cinema São Jorge, em Lisboa.

O ex-coordenador bloquista escusou-se a comentar eventuais cenários, garantindo que se deslocou à sede para "ouvir a Catarina Martins, que é uma heroína desta campanha", considerando que a porta-voz do BE se bateu "de uma forma extraordinária, que criou uma mobilização fortíssima no país", sendo dessa "fibra que a esquerda portuguesa precisa".

"O PSD e o CDS, para já, estão a perder mais de meio milhão de votos", disse, considerando que "a austeridade não é maioritária em Portugal".

Francisco Louçã sublinhou "a grande vitória para o Bloco de Esquerda" e uma "enorme responsabilidade para o país", estando o bloquista certo de que "Portugal não pode continuar a empobrecer".

"O Bloco esteve sempre muito vivo e esteve vivo nas suas raízes populares", enfatizou, antecipando que o "BE lutará para crescer muito mais", porque é preciso uma "alternativa que vença a direita".

O ex-coordenador afirmou que "é uma enorme preocupação" ainda não se ter vencido a direita.

Tópicos
pub