Carlos César afirma que diálogo com PCP e BE será conclusivo quando for finalizado

| Eleições Legislativas 2015

O presidente do PS manteve hoje que as negociações com PCP e Bloco de Esquerda para a formação de um Governo alternativo estão a "correr bem" e que esse processo será conclusivo quando estiver terminado.

Carlos César, também líder parlamentar socialista, falava aos jornalistas na Assembleia da República, depois de confrontado com declarações proferidas na quinta-feira pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, segundo as quais estarão a ser "inconclusivas" as conversações com o PS.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS advertiu que não conhecia em detalhe as afirmações de Jerónimo de Sousa, mas rematou: "Este trabalho é de procura de convergências, que será conclusivo quando for finalizado".

Também sobre o facto de Jerónimo de Sousa ter frisado que o PCP mantém a sua recusa em respeitar as regras do Tratado Orçamental da União Europeia, Carlos César defendeu a seguinte tese sobre o que está realmente em causa na discussão programática para a formação de um Governo alternativo: "No diálogo que estamos a ter com esses partidos [PCP e Bloco de Esquerda], o que está em causa são as matérias em que convergimos para adicionar àquilo que é o programa de Governo do PS".

"Em matérias como compromissos internacionais e europeus, o que releva é aquilo que resulta do programa de Governo PS. Nisso não recebemos lições no nosso país sobre o nosso compromisso europeu. Esse é um compromisso de sempre do PS - partido gerado na Europa e formado fora do país e num contexto europeu", acrescentou Carlos César.

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.