Costa promete que Governo PS respeitará compromissos com a Europa

por Rui Alves Veloso, Carlos Valente

Os investidores parecem nervosos com a perspetiva de um governo que envolva o Bloco de Esquerda e o PCP. António Costa quer acalmá-los.

Antes desta reunião António Costa PS deu entrevistas a duas das principais agências de notícias internacionais, onde garantiu que um eventual governo de esquerda respeitará sempre os compromissos de Portugal com a Europa.

A mensagem para fora de Portugal é clara: "A Europa pode ficar tranquila. O PS não é o Syriza." Além disso, afirma: "Não vamos abrir uma nova crise mas, pelo contrário, contribuir para a estabilização da Zona Euro com uma política económica que reforce o crescimento, o emprego e que dê respostas à crise social em Portugal."

Tanto à agência France Presse, como à agência Reuters, António Costa tentou passar uma mensagem de tranquilidade. Costa argumenta que as eleições em Portugal mostraram um desejo de mudança, apesar da vitória da coligação de direita.

E não tem dúvidas em afirmar: "O que é claro neste momento é que o Partido Socialista está em melhor posição do que a direita para formar um governo estável nos próximos quatro anos."

A bolsa portuguesa. Perdeu cerca de 5 por cento em dois dias, graças sobretudo aos títulos da banca, fortemente penalizados sobretudo desde que ficou clara a aproximação entre o PS e o Bloco de Esquerda.
pub