Portugal quebra "tabu" com Francisca van Dunem no governo, diz vice-procurador angolano

por Antena 1

Foto: lusa

O vice-Procurador-geral de Angola comenta assim a escolha de Francisca Van Dunem para o cargo de ministra da Justiça.

Hélder Pitta-Groz, em declarações emitidas ao início da manhã pela rádio pública angolana, diz que numa sociedade como a de Portugal não foi fácil, com toda a certeza, uma mulher negra fazer parte de um governo.
 
Fancisca Van Dunem nasceu em Luanda e toma posse esta tarde numa equipa de 17 ministros e mais de 40 secretários de Estado, marcada para o Palácio da Ajuda.

Francisca van Dunem nasceu a 05 de novembro de 1955, no seio de famílias conhecidas de Angola - Vieira Dias, pelo lado materno, e van Dunem pelo paterno - e é a segunda magistrada a ocupar a pasta da Justiça em Portugal, depois de Laborinho Lúcio.

Francisca van Dunem chegou a Portugal com 18 anos, para estudar direito, mas a revolução do 25 de Abril de 1974 apanhou-a no segundo ano do curso, tendo regressado temporariamente a Angola.

Em Portugal, a nova ministra da Justiça fez toda a carreira profissional como magistrada no Ministério Público.

É irmã de José van Dunem, do setor ortodoxo e de obediência soviética do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder, e cunhada da militante comunista Sita Valles, ambos mortos na sequência do golpe de maio de 1977 em Angola.

(Com lusa)
pub