Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

PR pede a Passos "solução governativa" para estabilidade política

por Marcos Celso

Foto: lusa

Em comunicação ao país, o Presidente da República anunciou esta terça-feira que encarregou o líder do PSD de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma "solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país".

Numa primeira análise aos resultados eleitorais de 4 de outubro, Cavaco Silva sublinha o facto de que "nenhuma força política obteve uma maioria de mandatos no Parlamento", o que o leva a tomar esta decisão anunciada às 20h20 desta noite.

O chefe de Estado lembra ainda os "complexos desafios" que o país enfrenta e aponta algumas condições a cumprir pelo novo Governo, o qual deverá dar "garantias firmes de que respeitará os compromissos internacionais assumidos pelo Estado e as grandes opções estratégicas adotadas pelo país". afirmou na comunicação oficial ao país.

O PR considera também este é "o tempo do compromisso" e recusa substituir-se aos partidos.

O Presidente da República falou depois de ter recebido em Belém, durante uma hora, Pedro Passos Coelho, atual primeiro-ministro e líder vencedor nas eleições Legislativas de 4 de outubro.

Neste processo de formação do Governo, Cavaco Silva sublinhou que este "é o tempo do compromisso", onde a cultura da negociação deverá estar sempre presente.
pub