Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Presidente aceita novo Governo de Passos: quem fica e quem sai?

por Christopher Marques - RTP
Hugo Correia - Reuters

Um novo Governo, mas com poucas caras novas. O novo executivo é constituído por 17 ministros, incluindo o primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro. O executivo tem apenas oito novos ministros, dos quais três eram anteriores secretários de Estado. O Presidente da República já aceitou a proposta do primeiro-ministro indigitado e marcou a tomada de posse para sexta-feira.

A cultura surge como uma das grandes novidades no novo governo, voltando a ter um ministério, partilhado com a cidadania e a igualdade. Maria Teresa da Silva Morais, até agora secretária de Estado da Igualdade, assume o lugar de ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania.

Com o segundo governo de Passos Coelho nasce também o ministério da Modernização Administrativa, liderado por Rui Melo Medeiros.

Cumprindo as expetativas, vários ministros estão de saída do executivo. Pires de Lima cede o lugar de ministro da Economia a Luís Morais Leitão, até agora secretário de Estado Adjunto do vice-primeiro-ministro.

Também Paulo Macedo está de saída do ministério da Saúde, cedendo o lugar ao seu secretário de Estado, Fernando Leal da Costa. Margarida Mano será a nova ministra da Educação e Ciência, ocupando a cadeira até agora ocupada por Nuno Crato. Há também mudanças no ministério da Administração Interna, com João Calvão da Silva a ocupar o lugar até agora ocupado por Anabela Rodrigues.

Paula Teixeira da Cruz deixa o lugar de ministra da Justiça, que será sexta-feira ocupado por Fernando Negrão. O deputado do PSD tinha já marcado presença no Governo de Santana Lopes, como ministro da Segurança Social, da Família e da Criança. Na última semana, Negrão foi derrotado por Ferro Rodrigues na corrida ao lugar de Presidente da Assembleia da República.

O ministério de Luís Marques Guedes sofre algumas alterações. O até agora ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares será agora ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional, fruto da saída de Poiares Maduro do executivo. Carlos Costa Neves passará a ser o ministro dos Assuntos Parlamentares.
Quem fica?
A cabeça do executivo volta a ser a mesma. Paulo Portas mantém o lugar de vice-primeiro-ministro e, também sem surpresas, Maria Luís Albuquerque continua com a pasta das Finanças. Rui Machete também se mantém como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Pedro Mota Soares mantém o lugar de ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e Assunção Cristas volta a ser ministra da Agricultura e do Mar. Jorge Moreira da Silva continuará a ser o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia. Também José Pedro Aguiar Branco mantém o lugar de ministro da Defesa Nacional.

Os novos governantes tomam posse esta sexta-feira, às 12h00, no Palácio da Ajuda. O novo executivo arrisca tornar-se um dos executivos mais curtos da história da democracia portuguesa. Depois da tomada de posse, o executivo tem dez dias para apresentar o programa de Governo no Parlamento.

Os partidos de esquerda, incluindo o PS, já anunciaram que apresentarão uma moção de rejeição ao executivo, que deverá ser aprovada pelos deputados do PS, PCP, Bloco de Esquerda e PEV.
Tópicos
pub