"Verdes" acusam Cavaco de não conseguir ser isento

por Lusa

Lisboa, 06 out (Lusa) - A líder parlamentar de "Os Verdes" afirmou hoje que Cavaco Silva "está a provar que não consegue ser isento", considerando que existe um benefício do PSD em relação à constituição de um novo executivo, após as eleições de domingo.

"`Os Verdes` entendem que o Presidente está a provar que não consegue ser isento. Está nitidamente a favorecer o PSD e o CDS relativamente à formação de Governo, pretende que as políticas que estes partidos prosseguiram continuem", disse Heloísa Apolónia, no parlamento.

A deputada ecologista recordou que o chefe de Estado "tem um dever constitucional, que é o de ouvir todos os partidos políticos relativamente às hipóteses de solução governativa" e considerou que há um "processo enviesado", dado que "PSD e CDS perderam a maioria absoluta".

"[O Presidente] deu preferência ao PSD, ditou-lhe um determinado mandato para uma solução governativa e não ouviu os outros partidos políticos. Aquilo que dizemos é que, eventualmente, existem no país outras hipóteses de solução governativa e o Presidente deve encará-las", condenou.

Cavaco Silva, que esteve uma hora reunido com o presidente do PSD, líder da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) e ainda primeiro-ministro, Passos Coelho, anunciou ter encarregado o chefe de Governo de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma "solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país".

O chefe de Estado adiantou ainda que não vai substituir-se aos partidos políticos no processo de formação do futuro executivo, mas sublinhou que este "é o tempo do compromisso" e a cultura da negociação deverá estar sempre presente.

pub