Marisa Matias quer Orçamento a cumprir acordos à esquerda

por Maria Flor Pedroso, Marina de Castro

Foto: Pedro A. Pina - RTP

A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda promete promulgar o Orçamento de Estado para 2016 caso seja eleita como Presidente da República. Em entrevista à Antena 1, Marisa Matias diz acreditar que este documento vai traduzir os acordos assinados entre o PS e os partidos à sua esquerda.

Se vencer as eleições, Marisa Matias vai dar luz verde ao Orçamento de Estado para este ano. A candidata garante que a única condição é que o Governo de António Costa tenha em conta os acordos assinados com o PCP, o BE e os Verdes, algo que Marisa Matias acredita que vai acontecer
Mulheres no Conselho de Estado
Na entrevista concedida à Antena 1, a candidata do Bloco de Esquerda às eleições presidenciais de 24 de janeiro revela que caso seja eleita, vai nomear cinco mulheres para o Conselho de Estado. Nesse sentido, Marisa Matias deixa críticas aos vários partidos, incluindo ao próprio BE, por não ter feito uma escolha no feminino.

Os cinco representantes do Parlamento no órgão político de consulta do Presidente são todos homens, um desequilíbrio que Marisa Matias quer reverter. Na atual composição do Conselho de Estado, Manuela Ferreira Leite é atualmente a única mulher, nomeada por Cavaco Silva.
pub