Fernando Santos: "Sonhei que tinha a Taça da Europa na mão"

por Mário Aleixo - RTP
Fernando Santos crê que Portugal pode chegar ao título de campeão da Europa Antena 1

O selecionador acredita que é possível ser campeão da Europa.

Fernando Santos está convicto da possibilidade de Portugal ganhar o Campeonato da Europa, em França, no próximo verão, e aponta dois fatores determinantes para lá chegar: ter sorte e acreditar (crer) verdadeiramente e não só querer se campeão.

No final da entrevista ao jornalista da Antena 1 Eduardo Gonçalves ainda revelou de forma descontraída: "Já sonhei ter estado uma ou duas vezes com a Taça da Europa na mão".

A seleção de Portugal prepara-se para jogar dois encontros de preparação na Rússia (dia 14) e no Luxemburgo (dia 17).

Os jogadores escolhidos pelo treinador nacional concentram-se na noite desta segunda-feira e, desta vez, Fernando Santos deixou de fora alguns dos futebolistas habitualmente convocados e nesta entrevista explicou que a partir de hoje (segunda-feira) começa a fase preparatória do Europeu e é preciso fazer a gestão cuidada de um lote alargado de mais ou menos 40 jogadores.



O treinador que desde 2013 não perde um jogo na fase de qualificação, entre as seleções da Grécia e Portugal, tem um pleno de sete vitórias em sete jogos pela equipa lusa.

Interessava saber o que mudou na seleção desde a sua entrada em cena. O fator que mais salta à evidência é o lote amplo de jogadores que Fernando Santos chamou e a propósito explicou: "A seleção tem de ser um espaço aberto e amplo assente numa única condicionante, a qualidade do jogador".

O técnico nacional reconheceu que é um homem de consensos e sempre manteve uma boa relação com jogadores e dirigentes com quem trabalhou e não só.

O "dossier Cristiano Ronaldo" foi igualmente abordado e sobre este tema Fernando Santos interligou-o à problemática dos avançados-centro que escasseiam em Portugal para sublinhar: "Há bons avançados em Portugal mas com as características de um avançado-centro, típico número 9, não existem nos últimos anos. Hélder Postiga terá sido o último. Mas esta não é uma questão que me preocupe. Há dianteiros mais móveis. O Cristiano é um avançado mas nunca será um número 9. O que precisamos é de encontrar uma forma de jogar que potencie as características dos nossos avançados".

Sobre o Campeonato da Europa de França que está aí à porta o selecionador nacioonal apontou três favoritos lógicos: França, Alemanha e Espanha.

Contudo sabe que há seleções que podem chegar à vitória final e enumerou quatro: Itália, Inglaterra, Bélgica e Portugal.

Sobre os preparativos que estão a ser feitos por Portugal para o Euro2016 confirmou que a seleção irá instalar-se no centro de estágio da federação francesa de râguebi, perto de Paris, um local que disse tem condições de trabalho excelentes, bem como instalações e apoio médico de excelência.

Perante isto é só esperar pelo início da competição e como disse a terminar ter sorte e acreditar (crer) verdadeiramente e não só querer se campeão.


pub