Nós Lá Fora

por José Carlos Lopes

Fotos: Facebook Clube Desportivo 1º de Agosto

A vitória do 1º de Agosto no campeonato de hóquei em patins de Angola ainda se festeja.

O clube não conquistava o título há vinte e seis anos.

Ao todo foram quatro portugueses que conseguiram o título, Ricardo Cunha, os irmãos Rui André e Rui Miguel, nascidos em Portugal e que atualmente representam a seleção de Angola, e o treinador António Gaspar.

Ricardo Cunha foi eleito o melhor guarda-redes do campeonato e esteve em destaque no terceiro jogo da discussão do título, tanto mais, foi decidido na marcação de grandes penalidades.

Ricardo Cunha fez toda a formação no Santa Cruz de Matosinhos, esteve também um ano no Flôr da Mocidade, e um dia teve que ir para a baliza para a equipa poder jogar num torneio na cidade do Porto.

Passou por vários clubes, esteve na primeira divisão a representar o Nortecoope.

Na época de 2012/2013 jogava na Associação Desportiva Os Limianos quando protagonizou no final da época uma situação possivelmente inédita, fez greve de fome durante cinco. Ricardo Cunha era o capitão da equipa e tentou defender os interesses dos jogadores, infelizmente, até hoje, nada se resolveu.

A vida profissional, é diretor de vendas, levou-o para Luanda, resistiu aos convites de vários mas o 1º de Agosto cativou-o e regressou ao hóquei em atins.

Tudo recomeça em Março. Torneio de Abertura, Supertaça, Taça e Campeonato Angolano entrarão novamente na lista de objetivos de Ricardo Cunha.
pub