Fernando Santos respeita a Croácia mas quer vencer

por Inês Geraldo - RTP
Fernando Santos acredita na vitória Reuters

"Se puder vencer o Europeu só com empates assino já por baixo", esta é uma das grandes frases de Fernando Santos na conferência de imprensa de antevisão à partida frente à Croácia. O técnico português mostrou grande respeito pelo adversário, mas diz que acredita nos seus jogadores e na vitória em Lens.

Com a equipa portuguesa chegada a Lens, Fernando Santos mostrou optimismo na continuação portuguesa no Europeu, mas também mostrou sempre reservas em relação ao adversário que vai defrontar já este sábado.

O técnico português voltou a frisar a ligação que os jogadores têm mantido entre si e deu os parabéns aos atletas pelo comportamento profissional e pessoal com que estão a abordar o Europeu. "Dou os parabéns aos meus jogadores", declarou.

Sobre a Croácia, de Ante Cacic, Fernando Santos foi peremptório: "Vão defrontar-se duas grandes seleções. O adversário é de elevadíssima qualidade e as duas equipas são fortes. Vamos tentar contrariar o pouco favoritismo que têm".

"Não é tarefa fácil, temos respeito pela Croácia mas podemos vencer o jogo".

Sobre Luka Modric, referência da equipa, Fernando Santos explicou ter analisado todos os pontos fortes dos croatas e que procura as melhores soluções para os neutralizar. "Modric é um dos melhores jogadores europeus mas também há uma grande equipa chamada Croácia", acrescentou.

O selecionador abordou o tempo de recuperação para o jogo dos oitavos de final e disse preferir jogar mais tarde. No entanto, Fernando Santos diz que a recuperação não se pode tornar num bode expiatório para uma eventual derrota.

"Compete-me definir como os meus jogadores estão e temos de ver os que podem e estão em condições em jogar 90 ou 120 minutos".

Voltando a frisar que a Croácia é uma seleção de enorme qualidade, Fernando Santos explicou que todos os jogadores acreditam nas suas credenciais e que amanhã irão festejar o apuramento para os quartos de final do Euro.

Cristiano Ronaldo voltou a ser tema, devido ao episódio do microfone e pela exibição frente à Hungria. O técnico português respondeu curto, dizendo que "Ronaldo fez um jogo fantástico [frente à Hungria] e é um jogador fantástico".

A seleção portuguesa acabou a fase de grupos num terceiro lugar e qualificou-se sem qualquer triunfo. Questionado sobre se Portugal não está a praticar o melhor futebol, o treinador português disse que Portugal foi superior nas três partidas que disputou.

"Portugal foi melhor nos três jogos. Não vencemos, devido a aspetos ofensivos, em que não marcámos e noutros jogos sofremos golos que não podíamos ter sofrido. O que queremos é seguir em frente".

E terminou com uma declaração curiosa: "Se puder vencer o Europeu só com empates assino já por baixo".
"Sabemos o que fazer para vencer", João Mário
O jogador do Sporting apareceu na conferência de imprensa e questionado sobre a maneira de jogar portuguesa disse que os jogadores já analisaram os pontos fortes da equipa e que sabem o que há para corrigir no futuro.


Foto: Reuters

Para o jogo de amanhã, João Mário mostrou confiança e garante que a equipa portuguesa vai fazer tudo para vencer.

"Vamos jogar com confiança e sabemos o que fazer para vencer. Tenho uma grande motivação. O tempo de recuperação é curto mas sabemos que temos de representar o nosso país e não há cansaço que nos tire isso", declarou.

Sobre o adversário, João Mário desvalorizou algum favoritismo e avisou que a Croácia está muito confiante. No entanto, garante que a equipa portuguesa está apostada em dar uma alegria aos adeptos, que diz serem uma grande ajuda.

"Favoritismos contam pouco. A Croácia pode pensar isso mas são jogos diferentes. Eles têm de lutar e correr mais do que nós. Queremos muito passar esta fase".

Questionado sobre o seu posicionamento em campo, João Mário explicou que não se importa de jogar descaído sobre o corredor ou pelo meio. "Dá-me gosto jogar pela seleção".
pub