Portugal passa primeiro teste rumo ao Europeu

por Mário Aleixo - RTP
Dois noruegueses não chegaram para travar o irrequieto Èder na frente do ataque português Hugo Delgado-Epa

A seleção portuguesa de futebol em fase de afinação bateu a Noruega, por 3-0.

Tratou-se da vitória mais expressiva com Fernando Santos à frente da equipa, embora o selecionador luso ainda tenha muito trabalho antes do Euro2016 de futebol sobretudo no meio-campo.

No Estádio do Dragão, a formação portuguesa foi um justo vencedor perante uma quase inofensiva seleção norueguesa, acabando o resultado por disfarçar algumas dificuldades e descoordenação que Portugal apresentou na construção de jogo, sobretudo na primeira parte.

No primeiro teste para o Europeu, que arranca a 10 de junho, em França, Portugal venceu pela primeira vez com três golos de diferença desde que é liderado por Fernando Santos. O anterior melhor registo era o 2-0 alcançado sobre o Luxemburgo, num particular em novembro do ano passado.

Portugal teve pela frente uma Noruega muito fechada, que desde o início defendeu com os 10 jogadores de campo atrás da linha da bola.

Os golos foram marcados por: Ricardo Quaresma (13'), Raphael Guerreiro (65') e Éder (71').

No final da partida Fernando Santos, selecionador de Portugal, revelava o que ainda faltou ao coletivo e porquê.



Apesar de Noruega e Islândia serem duas seleções nórdicas o treinador nacional sabe que os islandeses (adversários de Portugal no Euro2016) são uma equipa diferente. Joga também em 4x4x2, mas não são equipas semelhantes.



Na próxima quinta-feira segue-se um outro jogo particular com a Inglaterra, no Estádio de Wembley, um desafio que Fernando Santos antevê muito diferente do encontro com os noruegueses.



Fernando Santos já cumpriu 17 jogos como selecionador de Portugal e contabiliza 12 vitórias, e cinco derrotas.

O jogo com a Inglaterra tem o início previsto para as 19h45.

pub