Selecionador admite "esticar a corda" no jogo contra a Polónia

por RTP

Foto: Darren Staples - Reuters

O selecionador nacional admite que há conjunto de jogadores com "algumas mazelas" antes do jogo com a Polónia. Fernando Santos pode "esticar a corda" mas recorda que não poderá ir "condicionado em termos de substituições". "Têm de estar a 200 por cento", aponta. Sobre a Polónia, o selecionador não concorda que o seu futebol seja pouco conhecido.

Em exclusivo à RTP depois da conferência de imprensa, Fernando Santos explicou que há um conjunto de jogadores que "têm tido algumas mazelas". O selecionador admite "esticar a corda", desde que "não me digam que tenho de o substituir". "Não posso ir para um jogo condicionado em termos de substituições", frisa o treinador da equipa lusa.

Fernando Santos recorda que estes são jogos de "elevadíssima tensão", que tanto podem ter 90 minutos como 120. "Num jogo destes tem de estar a 200 por cento, não pode estar a 100. Não pode entrar em campo, nem que seja só com a limitação de pensar que alguma coisa pode acontecer", frisa o treinador.

O selecionador não entra num discurso de desvalorização do adversário. "Estou convencidíssimo que os meus jogadores têm a concentração necessária para este jogo", apontando que se conhece o percurso da seleção polaca no Euro e sublinhando que a Polónia venceu a Alemanha por 2-0 na qualificação.

O selecionador recorda os nomes de algumas das estrelas polacas, como Lewandovski e Fabianski, e desmente a ideia de que o futebol polaco é pouco conhecido. "Eu conheço-os bem a todos" e, portanto "não vamos ser surpreendidos". "Música de violino, eu já estou farto", afirma.
Renato titular?
Sobre uma eventual titularidade de Renato Sanches, Fernando Santos aponta que pensa com a sua cabeça e que ele é que tomará a decisão. O selecionador recorda no entanto que, no caso dos jogadores mais novos, há "sempre uma parte emotiva" e o "peso de uma camisola nacional no momento destes". "Quando eu entender que o jogador deve entrar ou de princípio, ou 45 minutos ou 10, é isso que eu faço", recorda.

As declarações à RTP foram prestadas depois da conferência de antevisão do jogo de quinta-feira. Portugal defronta, em Marselha, a seleção da Polónia nos quartos-de-final do Euro 2016. O encontro é transmitido, a partir das 20h00, na RTP1 e no site da RTP.
pub