FC Porto já corre no Olival

por RTP
A equipa campeão nacional regressa hoje ao "laboratório" onde fabricou vitórias em 2010/2011 fcporto.pt

O campeão nacional de futebol, FC Porto, arranca hoje para a nova temporada. Agora sob a liderança do treinador Vítor Pereira a equipa tentará repetir os êxitos da época passada.

O FC Porto abre hoje a "oficina", tendo o primeiro jogo oficial marcado para 6 de agosto, quando jogar a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Vitória de Guimarães, em Aveiro, uma semana antes do início da defesa do título de campeão nacional.

Os "dragões", enquanto vencedores da Liga Europa, disputarão, a 26 do mesmo mês, no Mónaco, a Supertaça Europeia frente ao FC Barcelona, que conquistou o título de campeão europeu (ao vencer 3-1 o Manchester United, na final).

Os brasileiros Bracali (guarda-redes ex-Nacional) e Kelvin (médio ex-Paraná) foram as novidades no arranque dos trabalhos da equipa de futebol do FC Porto, agora liderada por Vítor Pereira.

O ex-adjunto e sucessor de André Villas-Boas foi mesmo o primeiro a chegar ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival,
onde iniciou cerca das 10h15 a orientação do primeiro treino da época 2011/2012.

Vítor Pereira esteve acompanhado dos adjuntos Rui Quinta e Semedo, do preparador físico Filipe Almeida e do "repetente" Wil Coort (treinador dos
guarda-redes), que formam a nova equipa técnica e tiveram 22 jogadores à disposição.

Bracali e Kelvin foram as únicas "caras novas", mas também treinaram Castro (esteve emprestado ao Gijon) e o ganês Addy (Académica), bem como
três ex-jogadores dos sub-19 (David, Tiago Ferreira e Christian) e um dos sub-17 (Kadu).

Do plantel da época passada, marcaram presença 14 jogadores, os guarda-redes Beto e Helton, os defesas Maicon, Otamendi, Emídio Rafael, Sapunaru e Sereno, os médios Belluschi, Fernando, Ruben Micael e Souza e os avançados Hulk, James Rodriguez e Valter.

Em matéria de ausências, destaque para o angolano Djalma (ex-Marítimo), que só se deve apresentar sexta-feira, e o argentino Iturbe (ex-Cerro Porteo), ao serviço da sua seleção, a preparar o Mundial de sub-20.

Sem qualquer explicação oficial, também não esteve no Olival o guarda-redes polaco Pavel Kieszek.

Ausentes, com autorização, estiveram também os uruguaios Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez e os colombianos Guarin e Falcao, todos na Copa América, e João Moutinho, Varela, Rolando e Fucile, ainda de férias.

No primeiro treino da época, destaque igualmente para a presença em peso do "estado-maior" portista, com Pinto da Costa, Adelino Caldeira, Angelino Ferreira, Reinaldo Teles e Antero Henrique.

Pela tarde, os jogadores portistas vão iniciar a realização de exames médicos, o que se repetirá quarta-feira, também depois de um treino matinal.

De sábado a quarta-feira, o FC Porto cumpre duas sessões diárias, às 10h00 e 17h00, sendo que, todos os dias, falará um jogador antes do treino
matinal e no último dia, a sessão da tarde será preenchida com um particular com o Tourizense.

No dia seguinte (7 de julho), a comitiva portista parte para Marienfeld, na Alemanha, onde ficará até 17 de julho, cumprindo dois particulares, face
ao FC Gutersloh (10) e ao Borussia Mnchengladbach (16).

O jogo de apresentação aos sócios está marcado para 24 de julho, frente aos uruguaios do Penãrol, e o primeiro encontro oficial será a Supertaça
Cândido de Oliveira, a 7 de agosto, face ao Vitória de Guimarães, em Aveiro.

C/Lusa

pub