Jesualdo espera dificuldades na Amadora

por RTP
Jesualdo Ferreira quer na Amadora, um FC Porto equilibrado LUSA

O técnico portista recordou que, "apesar da vantagem de dois
golos, o Estrela é sempre um adversário difícil na Amadora".

"É mais uma etapa para chegar à final da Taça de Portugal", adiantou Jesualdo Ferreira, considerando que "só um FC Porto a jogar nos limites, com respeito pelo adversário, poderá atingir esse objectivo".

Jesualdo Ferreira operou quatro alterações nos convocados, deixando de fora Helton, Bruno Alves, Raúl Meireles e Rodriguez, mas garante na Amadora "um FC Porto equilibrado e capaz de ganhar a eliminatória".

"O que nos norteia sempre é o rendimento da equipa e esse rendimento não tem que ser garantido com os mesmos jogadores", adiantou o treinador dos "dragões", justificando a rotatividade do plantel.

Jesualdo Ferreira recordou o "resultado gordo" que o FC Porto alcançou na Reboleira para a Liga (4-2), mas reconheceu que este jogo da Taça é de características diferentes, a eliminar e não por pontos.

A questão da grave crise financeira que afecta o Estrela da Amadora, com vários meses de salários em atraso e sem aparente solução à vista, foi também aflorada pelo treinador Jesualdo Ferreira.

"Com toda a honestidade, é natural que este Estrela da Amadora esteja mais fragilizado agora, mas é uma equipa séria, com processos bem definidos, que merece todo o respeito e nos obriga a jogar com toda a intensidade", disse.

Voltando ao tema da crise instalada em alguns clubes, Jesualdo Ferreira considerou que "por norma, em Portugal, nunca se antecipa nada". "Somos reactivos e não pensamos nos problemas. Reagimos e não pensamos neles".

"O futebol chegou ao momento em que as grandes decisões têm que ser tomadas, pois as medidas avulso não resolvem nada. Muitas coisas têm acontecido e ninguém tem antecipado nada, não há estratégia montada antes das coisas acontecerem", defende.

Jesualdo considera que o futebol em Portugal "está mal", mas que, "curiosamente, se continuam a discutir coisas supérfluas quando o essencial não é tratado. Não há trabalho de casa, não há planeamento, não há estratégia".

O treinador refere que se continua a dar relevo a assuntos colaterais ao futebol, mas que não se afloram temas como a pouca assistência aos jogos, os calendários, a crise dos clubes e o próprio futebol.

"É a desbunda, um descalabro. Só se fala nisso (factos colaterais do futebol) e em mais nada", desabafou Jesualdo Ferreira, apontando ainda as várias horas de televisão dedicadas a falar de arbitragem.

Jesualdo Ferreira recordou que para se ganhar troféus - face à proximidade do título e da presença na final da Taça - "é necessário correr e ser sérios. E isso não são os adversários que definem, são as próprias equipas".

"Quem quer ganhar tem que correr e ter uma atitude séria e competitiva", disse Jesualdo, lembrando que o FC Porto ainda não ganhou nada esta época e que faltam cinco jornadas para ser campeão e um jogo para chegar à final
da Taça.

C/ Lusa
pub