Lopetegui diz que vitória do Rio Ave sobre Benfica é alerta para o FC Porto

por RTP com LUSA
Lopetegui espera alcançar o Benfica Estela Silva - EPA

Julen Lopetegui disse esta sexta-feira que o triunfo sobre o Benfica e os quatro jogos consecutivos sem perder na I Liga de futebol do Rio Ave atestam as dificuldades que o FC Porto irá encontrar em Vila do Conde.

O FC Porto desloca-se no sábado ao Estádio dos Arcos para defrontar a formação vila-condense, num jogo da 28.ª jornada da I Liga que Lopetegui antevê de grande dificuldade e que vai obrigar o FC Porto a uma boa resposta a todos os níveis.

"Falamos de uma equipa com experiência europeia, há quatro jogos sem perder na I Liga, com um triunfo frente ao Benfica e sem dúvida que nos vai levantar grandes dificuldades e obrigar à máxima concentração", defendeu o treinador dos `dragões`.

Lopetegui evitou responder a questões que não estivessem relacionadas com o jogo com o Rio Ave, referindo que tanto ele como os seus jogadores estão apenas focados no jogo de sábado, frente a uma equipa moralizada e com um plantel interessante.

O treinador relativizou ainda a derrota recente do Rio Ave frente ao Sporting de Braga, por 3-0, para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, considerando que o jogo de sábado não tem nada a ver com o que aconteceu antes.

"Estamos apenas focados no que nós temos de fazer no jogo com o Rio Ave, como temos feito para todos os jogos e com todos os adversários, e em todo o nosso trabalho e mérito", defendeu o treinador espanhol.

Questionado sobre a hipótese de boicote dos árbitros à jornada do Benfica-FC Porto (30.ª), Lopetegui disse desconhecer exatamente o problema, que não o preocupa, mas confia na sua resolução.

O treinador descartou também comentar o alegado interesse do FC Porto no avançado espanhol do Rayo Vallecano Alberto Bueno, noticiado por alguns órgãos de comunicação social, considerando que só fala dos jogadores que integram o plantel principal dos `dragões`.

Questionado sobre se a recuperação do avançado colombiano Jackson Martinez estaria a demorar mais do que o inicialmente previsto, Lopetgui realçou que o FC Porto nunca fixou metas para o seu regresso e que estão todos a trabalhar para que possa voltar o mais rápido possível.

O FC Porto, segundo classificado da I Liga com 65 pontos, menos três do que o líder e campeão Benfica, visita o Rio Ave, oitavo com sete, no sábado, a partir das 18:00, num encontro que será arbitrado pelo portuense Vasco Santos.

Maicon regressa aos convocados após lesão

Os defesas Maicon e José Angel regressaram esta sexta-feira à lista de convocados do treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, para a visita ao Rio Ave, no sábado, da 28ª jornada do campeoanato portuguêsl.

Comparativamente à última lista de eleitos dos `dragões`, para a receção ao Estoril-Praia, na segunda-feira, que terminou com uma goleada por 5-0, e no sentido inverso ao de Maicon e José Ángel saíram o defesa holandês Martins Indi, por opção, e o médio colombiano Quintero, por lesão.

De acordo com a nota informativa publicada no sítio dos portistas na Internet, o técnico espanhol não teve à disposição no treino de hoje, no Olival, Quintero, Tello, Adrián López e Jackson Martínez.

Quintero evoluiu para treino integrado condicionado, enquanto Tello fez tratamento a uma rotura muscular na face posterior da coxa direita.

Já Adrián López fez novamente treino integrado condicionado e Jackson Martínez realizou trabalho de ginásio e treino condicionado. Gonçalo Paciência, do FC Porto B, voltou a integrar os trabalhos da equipa principal.

Lista dos 19 convocados:

- Guarda-redes: Helton e Fabiano
- Defesas: Danilo, Maicon, Marcano, Reyes, José Ángel e Alex Sandro
- Médios: Casemiro, Evandro, Herrera, Óliver e Rúben Neves
- Avançados: Ricardo Quaresma, Brahimi, Hernâni, Ricardo, Gonçalo Paciência e Aboubakar

Tópicos
pub