Porto vence na apresentação

por RTP
Jackson Martinez tenta ultrapassar um adversário

O FC Porto venceu este domingo a equipa espanhola do Celta de Vigo, por 1-0, no jogo de apresentação do campeão português de futebol aos seus sócios e adeptos, decido com um golo solitário de Jackson Martinez.

    Numa partida em que o técnico dos dragões, Paulo Fonseca, aproveitou para testar um "onze" muito próximo do que estará a preparar para ao arranque do campeonato - com destaque paras as inclusões de Iturbe e Fucile nas escolhas iniciais -, a formação "azul e branca" deixou boas indicações.  
 
    Ainda antes do desafio no Estádio do Dragão, as duas equipas e o público prestaram uma homenagem às vítimas do recente acidente ferroviário em Santiago de Compostela e também ao antigo presidente do Benfica Fernando Martins, falecido hoje, com um minuto de silêncio que se converteu em aplausos, findo do qual os jogadores depositaram flores brancas sobre uma bandeira galega.
 
    Prestada a homenagem, os dragões entraram para o desafio com um ritmo forte, surpreendendo o adversário. Uma boa combinação entre Jackson Martinez e Varela, com este último a rematar por cima, logo aos três minutos, foi o prenúncio do golo portista.  
 
    Desta vez foi Lucho Gonzalez, com um passe calcanhar, a fazer a abertura para Jackson Martinez, que, em aparente fora de jogo, desmarcou-se e, frente ao guarda-redes Yoel, apontou o 1-0, ainda antes do quarto de hora.  
 
    Em desvantagem, o Celta de Vigo desinibiu-se, e sobretudo por intermédio de Charles chegou a criar alguns embaraços à baliza de Helton, embora sem conseguir inverter a vantagem dos "azuis e brancos".  
 
    Para a etapa complementar, o Celta de Vigo surgiu com uma equipa modificada, sobretudo com a entrada de Nolito (avançado ex-Benfica), e conseguiu equilibrar o desafio e, inclusive, criar as situações mais perigosas para as redes portistas.  
 
    O FC Porto foi, progressivamente, perdendo o fulgor do primeiro tempo, com as muitas alterações que Paulo Fonseca foi introduzindo na equipa a contribuírem para isso, e só na fase final do ensaio acabou por ser mais afoito na procura do segundo golo.   
 
    Ainda assim, a melhor oportunidade do segundo tempo acabou por pertencer aos galegos, quando David, aos 85 minutos, se isolou, mas no frente a frente com Fabiano permitiu a defesa do guardião portista, não alterando o 1-0 final.  
 
    Ainda antes do derradeiro a apito o árbitro Hugo Pacheco, uma escaramuça entre Kelvin e Nolito, exaltou um pouco os ânimos entre os elementos das equipas, num momento de alguma tensão, mas que acabou por ser serenado.
 
      
 
    Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.  
 
    FC Porto
- Celta de Vigo, 1-0.  
 
    Ao intervalo: 1-0.  
 
    Marcadores:   
 
    1-0, Jackson Martinez, 13 minutos.  
 
      
 
    Equipas:  
 

    - FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Fucile, Fernando, Lucho Gonzalez, Defour, Iturbe, Jackson Martinez e Varela. Jogaram ainda: Fabiano, Josué, Kelvin, Castro, Abdoulaye, Licá.  
 
    Treinador: Paulo Fonseca.  
 
    - Celta de Vigo: Yoel, Hugo Mallo, Cabral, Jonathan Vila, Andreu, Augusto, Borja Oubia, Toni, Charles, Alex Lopes e Orellana. Jogaram ainda: Sergio, Michael, Rafia, Nolito, David, Tuez, Belvis, Madinda, Borja, Fernan.  
 
    Treinador: Luis Enrique.  
 
      
 
    Árbitro: Hugo Pacheco (AF Porto).  
 
    Assistência: 45.309 espetadores.  
 
     
pub