Vítor Pereira relativiza noticias da sua saída do FC Porto e fala em estratégias de desestabilização

por Lusa
Legenda da Imagem Lusa

O treinador Vítor Pereira relativizou hoje as notícias que dão conta da sua saída do FC Porto, independentemente de ser campeão nacional de futebol, defendendo que é uma estratégia com uma intenção clara numa altura crucial como esta.

"Neste momento, essas notícias não aquecem nem me arrefecem. Fico na mesma", defendeu Vítor Pereira, que falava após o treino dos "dragões", no Olival, na antevisão à visita de domingo ao Marítimo, na 23.ª jornada da I Liga de futebol.

Vítor Pereira não escondeu o desapontamento provocado pelo afastamento da Liga dos Campeões, face às expectativas elevadas na eliminatória com o Málaga, mas recordou que o objetivo continua a ser o mesmo do início da época, que é o de revalidar o título nacional.

"A fonte, o local e a intenção é mais ou menos a mesma das notícias que circulavam há um ano, que davam conta, antes da ida a Braga, que eu estaria fora do FC Porto, independentemente de sermos campeões ou não", recordou o treinador.

Vítor Pereira lembrou que nos últimos meses já colocaram muitos treinadores na cadeira que ocupa, mas o que o facto é que, passado este tempo todo, e depois de se ter sagrado campeão, continua à frente da equipa e a acreditar que é possível chegar ao título nacional.

Em relação às críticas oriundas de fora, Vítor Pereira reconheceu que "umas são honestas, e há que aceitar, mas outras são nitidamente para atingir o clube, no sentido de, depois de levarmos uma pancada [eliminação da Liga dos Campeões], ver se caímos".

"Se tivéssemos passado não seríamos a melhor equipa do mundo, mas também não foi esta eliminação que nos tirou qualidade", referiu Vítor Pereira, que reafirmou o desejo de ser campeão.

E para alcançar esse objetivo, Vítor Pereira tem consciência que não tem margem de erro -- até porque está a dois pontos do líder Benfica - e sabe que tem que vencer todos os jogos, a começar pelo do próximo domingo com o Marítimo, no Funchal.

"O Marítimo está mais forte. Não tem nada a ver com a equipa que recebemos na primeira volta e o Estádio dos Barreiros é tradicionalmente difícil. Possui jogadores de qualidade individual, rápidos e uma matriz de jogo bem definida", considerou.

Vítor Pereira reafirmou o desejo de ir à Madeira conquistar os três pontos e manter intacto o objetivo traçado desde o primeiro jogo de revalidar o título de campeão nacional.

"Hoje já temos que estar preparados para um outra guerra que vai ser o jogo com o Marítimo. Queremos muito ser campeões e o próximo jogo é fundamental. Temos que estar focados para redirecionar a nossa força para esse jogo", defendeu.

De acordo com Vítor Pereira, futebol é mesmo assim. Tanto pode ir num sentido, como o da passagem à próxima fase da prova, como noutro, como aconteceu com a eliminação em Málaga.

"Temos que estar preparados para as dificuldades que o Marítimo nos vai criar, mas, com rigor, seriedade e o nosso caráter vamos chegar à Madeira e mostrar que queremos ganhar", disse.

Vítor Pereira considerou ainda que não haverá grande diferença em termos de desagaste, físico e emocional, entre uma equipa que ainda está nas competições da UEFA, como o Benfica, e outra que já está fora e na perseguição do titulo nacional.

"Os jogadores, a este nível, estão habituados. Quem joga a este nível está habituado a muitos jogos e a fazer uma gestão física e emocional desse desgaste", adiantou Vítor Pereira.

O treinador adiantou que ainda não sabe se pode contar ou não com o lesionado João Moutinho e desvalorizou o desabafo de James Rodriguez, substituído ao intervalo em Málaga, de que estaria a 100 por cento e pronto para jogar o encontro todo.

"Qualquer jogador que não esteja lesionado, sente que está bem e disponível sempre para jogar. Infelizmente para nós, o James veio de uma lesão que o obrigou a parar. A opinião dele é que está preparado, eu, como treinador, é que tenho que avaliar se sim ou não", disse.

 

 

Tópicos
pub