O prémio é merecido, depois de Rosberg ter concluído de modo imperial a qualificação de Abu Dhabi. Uma volta canhão que foi a resposta à volta que segundos antes, Lewis Hamilton tinha feito e com a qual o campeão do mundo tinha tirado a pole precisamente das mãos de Rosberg.
O duelo entre os pilotos da Mercedes tem, desde o momento da decisão de título, sido favorável a Rosberg. A forma como hoje Rosberg fechou por cima a qualificação, não deixa a entender que Hamilton não pressionou e não deu o máximo.
O campeão não desiste de ser melhor. Mas antes, Rosberg, ao contrário do que aconteceu na maior parte da época, consegue sempre agora levar a batalha para um nível superior que ele domina. A volta que fez em 1.40.237s é fabulosa, fora-de-série, provavelmente a sua melhor volta de qualificação de sempre.
Domingo, veremos qual o destino do duelo. Se Hamilton mantém os problemas em encontrar o equilíbrio do carro, mais sensível para si, ou se Rosberg terá de gerir mais pela quilometragem maior do motor instalado no seu carro.
Kimi Raikkonen fez com o Ferrari o que se lhe pedia. ficar próximo dos Mercedes para a corrida de Domingo. O objetivo Ferrari era precisamente esse, pois os treinos livres deram a entender que o ritmo da Ferrari em longos turnos de corrida é muito competitivo e pode mesmo discutir com a Mercedes a prova. Mas nem tudo foi perfeito para a Ferrari.
Sebastian Vettel foi vítima de erro tático da Scuderia. Ao ver-se o alemão eliminado na Q1, ainda bem cedo e de modo surpreendente, ficou a sensação que teria sido um problema mecânico que tinha provocado a saída de pista tão cedo. Mas não. a Ferrari resolveu gerir os pneus supermacios, convencida de que o crono de Sebastian com os macios chegava para passar à Q2. Quando descobriu que não, tentou remediar, mas numa única oportunidade algo resulta mesnos bem e está tudo comprometido.
Assim foi, Vettel vai largar detrás. O seu ritmo de corrida vai trazê-lo até à frente, por certo, mas para discutir as posições que pretende, necessitará da ajuda tática e intervenção por exemplo de um safety car que reagrupe os que de início estão bem mais longe de si.
A Force India meteu os seus pilotos também na Q3 com um Perez inspirado (perdeu para Raikkonen a 3ª posição por 33 milésimas de segundo), a ser meio segundo mais rápido que Nico Hulkenberg. Entre ambos estão o Red Bull de Daniel Ricciardo e o Williams de Valtteri Bottas.
Daniil Kvyat no outro Red Bull e o Toro Rosso de Carlos Sainz fecharam o top10 na qualificação. Sainz tirou da Q3 o colega de equipa Max Verstappen na final da Q2 por apenas 39 milésimas de segundo.
Na McLaren é de registar o 12º lugar em grelha de Jenson Button, confirmando que a McLaren pode até ter um fim-de-semana razoável a terminar uma época miserável. A presença de novo na causa da grelha de Fernando Alonso, significa que ele se viu impossibilitado de passar à Q2 porque no momento errado, quando estava a iniciar a sua última volta, furou e assim se viu impossibilitado de melhorar a marca.
Antes, Ron Dennis, patrão da McLaren, disse em conferência de imprensa, que um ano sabático para Alonso era uma "hipótese" se a equipa não pudesse melhorar a sua competitividade no início da próxima temporada. Algo que o espanhol não quer acreditar.
Acompanhe minuto a minuto o GP de Abu Dhabi com comentários (às 13h, domingo) no Site F1 da RTP e no TWITTER F1RTP
QUALIFICAÇÃO GP DE ABU DHABI
1. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1:40.237 |
2. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:40.614 |
3. | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1:41.051 |
4. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | 1:41.184 |
5. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Renault | 1:41.444 |
6. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | 1:41.656 |
7. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 1:41.686 |
8. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | 1:41.759 |
9. | Daniil Kvyat | Red Bull-Renault | 1:41.933 |
10. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Renault | 1:42.708 |
Q2 | |||
11. | Max Verstappen | Toro Rosso-Renault | 1:42.521 |
12. | Jenson Button | McLaren-Honda | 1:42.668 |
13. | Pastor Maldonado | Lotus-Mercedes | 1:42.807 |
14. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | 1:43.614 |
15. | Romain Grosjean | Lotus-Mercedes | No Time |
Q1 | |||
16. | Sebastian Vettel | Ferrari | 1:42.941 |
17. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | 1:43.187 |
18. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | 1:43.838 |
19. | Will Stevens | Marussia-Ferrari | 1:46.297 |
20. | Roberto Merhi | Marussia-Ferrari | 1:47.434 |
FACTOS DA QUALIFICAÇÃO e DADOS DA TEMPORADA 2015 EM QUALIFICAÇÃO
* Nico Rosberg: 22ª pole da carreira, a 7ª do ano (outras em Espanha, Japão, Rússia, EUA, México e Brasil). É a sua 6ª pole consecutiva na época. Igualou o número de poles de Fernando Alonso.
* Lewis Hamilton com 11 poles venceu já virtualmente o troféu FIA Pole de 2015, pois mais nenhum piloto irá conseguir a marca até final de temporada.
* Lewis Hamilton tem agora 90 vezes na 1ª fila (18 este ano), sendo a 2ª maior marca de sempre. Mais, só Schumacher 116. Ultrapassou esta época o número de 1ªs filas de Ayrton Senna e Alain Prost.
* Rosberg obteve 6ª pole position consecutiva. Algo que apenas outros 7 pilotos conseguiram até hoje. Foram eles Senna, Prost, Schumacher, Hamilton, Lauda, Mansell, Hakkinen.
* Mercedes: 53ª pole position, passou o número de poles da Renault, para se tornar a 6ª escuderia com mais poles de sempre. Está agora a 4 poles da marca da Red Bull.
* Mercedes: 35ª vez que obteve a 1ª fila completa (15ª vez em 2015). Mercedes obteve 33 primeiras filas em grelha, de 38 possíveis.
* Motores Mercedes: Foi a 136ª pole para um motor Mercedes na F1. Atrás da Ford Cosworth 139, Ferrari 208 e Renault 213.
EM 2015
POLE POSITIONS | ||||
PILOTOS | EQUIPAS | |||
Lewis Hamilton | 11 | Mercedes | 18 | |
Nico Rosberg | 7 | Ferrari | 1 | |
Sebastian Vettel | 1 | |||
PRIMEIRAS FILAS | ||||
PILOTOS | EQUIPAS | |||
Lewis Hamilton | 18 | Mercedes | 33 | |
Nico Rosberg | 15 | Ferrari | 4 | |
Sebastian Vettel | 4 | Red Bull | 1 | |
Daniel Ricciardo | 1 |
QUEM FOI MELHOR ENTRE COLEGAS DE EQUIPA EM QUALIFICAÇÃO (19 GPs)
Lotus | >> | Romain Grosjean | 17 | >> | Pastor Maldonado | 2 |
Ferrari | >> | Sebastian Vettel | 15 | >> | Kimi Raikkonen | 4 |
Mercedes | >> | Lewis Hamilton | 12 | >> | Nico Rosberg | 7 |
Red Bull | >> | Daniel Ricciardo | 12 | >> | Daniil Kvyat | 7 |
Force India | >> | Nico Hulkenberg | 11 | >> | Sergio Perez | 8 |
Williams | >> | Valtteri Bottas | 11 | >> | Felipe Massa | 8 |
Manor GP | >> | Will Stevens | 9 | >> | Robert Mheri | 4 |
Manor GP | >> | Will Stevens | 2 | >> | Alexander Rossi | 3 |
Toro Rosso | >> | Carlos Sainz Jnr | 10 | >> | Max Verstappen | 9 |
Sauber | >> | Felipe Nasr | 10 | >> | Marcus Ericsson | 9 |
McLaren | >> | Fernando Alonso | 10 | >> | Jenson Button | 8 |
McLaren | >> | Kevin Magnussen | 0 | >> | Jenson Button | 1 |
MAIS VEZES ELIMINADOS NA Q1 e MAIS VEZES APURADOS PARA A Q3
MAIS VEZES NA Q3 | MAIS ELIMIN NA Q1 | |||
Lewis Hamilton | 18 | Will Stevens | 19 | |
Nico Rosberg | 18 | Robert Merhi | 14 | |
Sebastian Vettel | 16 | Jenson Button | 13 | |
Daniel Ricciardo | 16 | Felipe Nasr | 9 | |
Valtteri Bottas | 16 | Marcus Ericsson | 9 | |
Felipe Massa | 15 | Fernando Alonso | 9 | |
Kimi Raikkonen | 15 | Alexander Rossi | 5 | |
Romain Grosjean | 12 | Pastor Maldonado | 3 | |
Daniil Kvyat | 12 | Nico Hulkenberg | 2 | |
Max Verstappen | 9 | Sergio Perez | 2 | |
Nico Hulkenberg | 9 | Carlos Sainz | 2 | |
Sergio Perez | 8 | Sebastian Vettel | 2 | |
Carlos Sainz | 6 | Valtteri Bottas | 1 | |
Pastor Maldonado | 5 | Felipe Massa | 1 | |
Marcus Ericsson | 3 | Kimi Raikkonen | 1 | |
Felipe Nasr | 2 | Kevin Magnussen | 1 | |
Dannil Kvyat | 1 | |||
Max Verstappen | 1 |