FIA aceita regressar ao antigo formato de qualificação na Fórmula 1

por Carlos J Barros - RTP
F1 F1

O antigo formato de qualificação deverá regressar no Grande Prémio da China de Fórmula 1, depois de a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ter aceitado o pedido das escuderias de anulação do novo sistema, revelou esta quinta-feira o organismo.

O presidente da FIA, Jean Todt, e o representante dos proprietários do campeonato, Bernie Ecclestone, cederam às exigências das equipas, apesar de ambos serem a favor das novas regras, e vão apresentar uma requisição no Grupo Estratégico e Comissão da Fórmula 1, para a decisão poder ser ratificada pelo Conselho Mundial da FIA.

As escuderias que disputam a atual temporada já se tinham juntado para contestar o novo sistema de qualificação, que foi utilizado na Austrália e no Bahrein, e recentemente enviaram uma carta conjunta à FIA a exigir a anulação.

O antigo formato, com três partes (Q1, Q2 e Q3), mas sem a eliminação progressiva dos mais lentos, a cada minuto e meio, deverá voltar a ser utilizado no Grande Prémio da China, a 17 de abril, caso a decisão já tenha sido oficializada pela FIA.
pub