GP do Bahrain: A Pole "Sexy" de Hamilton

por RTP
Hamilton Pole, com volta mais rápida de sempre no Bahrain REUTERS/Hamad I Mohammed

O Campeão fez volta histórica no Bahrain, foi ao seu limite para bater Rosberg também muito rápido. Mercedes na frente, Ferrari promete resposta na corrida.


Lewis Hamilton fez uma volta canhão a fechar a qualificação para o GP do Bahrain, para alcançar a 51ª pole da sua carreira e a 2ª desta temporada.

Batido nas sessões de treinos livres pelo colega de equipa Nico Rosberg, Lewis estava a lutar consigo mesmo para tirar uma volta perfeita à pista. Na Q2, o campeão conseguiu pela primeira vez fazer um crono melhor que Rosberg mas no momento decisivo, na Q3, Hamilton falhou na primeira tentativa, com um erro, sindo largo numa das curvas, que o deixou apenas com o 4º melhor crono.

Na derradeira oportunidade, os 2 Mercedes deixaram marca de vantagem em relação à Ferrari, para alcançar pela 36ª vez em 39 oportunidades a 1ª fila completa na largada de um GP.


EPA/VALDRIN XHEMAJ

Rosberg melhorou o seu crono anterior com 1.29.570s mas Lewis fez uma volta excecional com 1.29.493s, melhor em 77 milésimas. Lewis pelo rádio, ao saber da pole, festejou e adjetivou a sua volta da pole "Uma Volta muito Sexy!".

Sexy ou não, foi a mais rápida volta de sempre no circuito do Bahrain, batendo mesmo os cronos dos tempos dos motores V10.

A Ferrari apareceu em posição de desafiar até ao final a primeira linha, pelo menos. Mas a scuderia ficou dececionada com o "gap" criado pela Mercedes na derradeira volta de qualificação. Com mais de 0,5s de diferença.


EPA/VALDRIN XHEMAJ

Vettel reparte com Kimi Raikkonen a 2ª fila tal como na Austrália. Aí a largada de Vettel foi fenomenal e isso permitiu-lhe gerir até certo ponto a corrida. A Ferrari terá de tentar surpreender de novo os Mercedes para a corrida ser realmente discutida de modo direto.


EPA/VALDRIN XHEMAJ

Daniel Ricciardo deu o 5º lugar na largada à Red Bull, considerado positivo, como o melhor dos restantes.

Na Williams, Felipe Massa usou uma nova asa frontal que lhe dá uma pequena vantagem em relação a Bottas, mas o dia foi passado a adaptar o carro com essa nova asa. Um compromisso difícil, não totalmente eficaz, mas que deixa para a corrida, maior chance de performance a Massa.


EPA/VALDRIN XHEMAJ

Nico Hulkenberg deixou o Force India no 8º lugar respeitando a tradição de um piloto combativo a puxar por um carro que este ano não parece tão fácil como o de 2015.

E na 5ª fila para o GP vai estar Romain Grosjean. A HaasF1 que fez um grande resultado na estreia, 6º lugar em Melbourne, confirma que para o GP do Bahrain o francês tentará confirmar que não foi um acaso estratégico, o resultado da Austrália. A realidade é que o 6º lugar de Melbourne foi conquistado na pista e no momento da bandeira vermelha. Estrategicamente a equipa não foi para os pitstops boxe beneficiando depois da bandeira vermelha. Ora, não precisou de ir para pitstops porque os seus pneus estavam ainda conservados. E na realidade ser amigo dos pneus, do seu desgaste, é algo decisivo numa pista como a do Bahrain.


Hamad I Mohammed

Com a ausência forçada de Fernando Alonso do GP, por indicação médica, a F1 recebe o seu mais novo rookie. O belga Stoffel Vandoorne que tem bom historial nas fórmulas mais baixas nesta pista, está confortável com o ambiente, mas aidna a apreender o carro. E feliz, pois, consegue na entrada uma qualificação melhor (10º) que a do colega e veterano Jenson Button (12º)


EPA/SRDJAN SUKI

O sistema de Qualificação deste ano voltou a ser usado e criticado fortemente. A falta de ação em pista na fase final das Q1 e A2 foi notória de novo. O sistema parece tão confuso que do lado do público há frustração e desentendimento, mesmo os pilotos e as equipas parecem estar à toa. A Williams mandou ambos os carros para a pista com novos jogos de pneus, quando já não precisava pois tinha ambos os pilotos na Q3.

Quem larga do meio do pelotão tem uma vantagem na flexibilidade de compostos a usar. Mas ninguém consegue com rigor determinar qual o comportamento dos pneus. Certo que haverá mais pitstops do que na Austrália. A questão é a reviravolta que um Safety Car possa perguntar. A diferença irada na qualificação confirma a Mercedes como favorita, mas em corrida sabemos que essa diferença não é igual, assim como os fatores estratégicos acima, que vão influenciar.

Domingo a partir das 15h45 (Portugal)/(11h45 Brasil), acompanhe os pormentores e comentários em tempo real do GP do Bahrain no TWITTER F1RTP ou na página principal da FORMULA 1 RTP. 


EPA/VALDRIN XHEMAJ

QUALIFICAÇÃO PARA O GP DO BAHRAIN

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1:29.493
2. Nico Rosberg Mercedes GP 1:29.570
3. Sebastian Vettel Ferrari 1:30.012
4. Kimi Raikkonen Ferrari 1:30.244
5. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heuer 1:30.854
6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1:31.153
7. Felipe Massa Williams-Mercedes 1:31.155
8. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:31.620
Q2      
9. Romain Grosjean Haas-Ferrari 1:31.756
10. Max Verstappen Toro Rosso-Ferrari 1:31.772
11. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari 1:31.816
12. Stoffel Vandoorne McLaren-Honda 1:31.934
13. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari 1:31.945
14. Jenson Button McLaren-Honda 1:31.998
15. Daniil Kvyat Red Bull-Tag Heuer 1:32.241
Q1      
16. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes 1:32.806
17. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari 1:32.840
18. Sergio Perez Force India-Mercedes 1:32.911
19. Kevin Magnussen Renault 1:33.181**
20. Jolyon Palmer Renault 1:33.438
21. Rio Haryanto MRT-Mercedes 1:34.190
22. Felipe Nasr Sauber-Ferrari 1:34.388
** Kevin Magnussen começará a corrida da pitlane, por pnealização provocada por ter falhado pesaem do carro no treino livre de sexta-feira.

Siga a Fórmula 1 via RTP no TWITTER F1RTP. Toda a Informação no Site FÓRMULA 1 RTP.
Torne-se fã do FACEBOOK F1RTP.

pub