GP dos EUA: Rosberg Pole em Qualificação adiada e caótica

por RTP
Qualificação adiada em Austin. Domingo voltou a chuva.

Siga a página de Fórmula 1 da RTP ou o Twitter F1 da RTP para os detalhes minuto a minuto da sessão de Qualificação às 14 horas de Domingo em Portugal e o GP às 19 horas.

A sessão de qualificação foi adiada de Sábado para Domingo pelas condições metereológicas que se fizeram sentir em Austin.

Na manhã de domingo por fim a sessão realizou-se. Mas as condições pouco melhores estavam. O aumento da chuva ao longo da manhã evitou que a sessão chegasse ao fim. E assim, os cronos que dão origem à grelha de partida são os que se registaram na Q2.



Assim, Nico rosberg obteve a pole position, a 19ª da sua carreira, com o homem que este domingo se pode tornar campeão do mundo, Lewis Hamilton. Hamilton iguala o número de largadas na 1ª fila por parte de Ayrton Senna (87) na manhã do dia em que se pode tornar, também ele, tri-campeão do mundo.

A mudança de motores nos Ferrari de Vettel e Raikkonen obriga a uma penalização de 10 posições em grelha. Vettel vai sair de 15º e Raikkonen de 18º para o GP.

Nas primeiras 3 filas, estarão os 2 Mercedes (Rosberg e Hamilton), os 2 Red Bull (Ricciardo e Kvyat) e os 2 Force India (Perez e Hulkenberg).

Para a corrida, que promete também ela, ser dominada pela chuva, Lewis Hamilton pode obter o título desde que vença e Vettel não termine em 2º lugar. Essa parece pela largada ser a chance mais verosímil. Caso Nico Rosberg vença a corrida, o provável título ficará adiado para a próxima corrida na Cidade do México.

Siga a corrida em direto minuto a minuto via Twitter F1 da RTP


* este quadro resumo os tempos da Q2 e não leva em linha de conta com as penalizaçãoes a que foram sujeitos os Ferrari.

GRELHA APÓS PENALIZAÇÕES AVERBADAS

1 Rosberg Mercedes
2 Hamilton Mercedes
3 Ricciardo Red Bull
4 Kvyat Red Bull
5 Perez Force India
6 Hulkenberg Force India
7 Massa Williams
8 Verstappen Toro Rosso
9 Alonso McLaren
10 Bottas Williams
11 Grosjean Lotus
12 Button McLaren
13 Maldonado Lotus
14 Ericsson Sauber
15 Vettel Ferrari
16 Nasr Sauber
17 Rossi Manor GP
18 Raikkonen Ferrari
19 Stevens Manor GP
20 Sainz Toro Rosso

pub