Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Hamilton dominou em casa

por RTP
Vitória de Hamilton em Silverstone Reuters


Lewis Hamilton dominou e venceu justamente o seu GP, na presença de 135 mil espectadores, naquela que foi a 50ª vez que Silverstone recebeu uma corrida do mundial de F1.

Foi a 4ª vitória do ano e a 4ª no GP d Inglaterra para Lewis Hamilton.


EPA/GEOFF CADDICK

O triunfo coloca-o a uma curta diferença do Nico Rosberg no comando do cameponato, após uma diferença mais cedo na época que o levou a perto de 50 pontos do alemão.

Lewis liderou a corrida desde o início, depois da prova se ter iniciado atrás do SafetyCar por razões de segurança, já que a chuva caiu fortemente na última meia hora antes da largada.

Atrás de Hamilton, Nico Rosberg e Max Verstappen que lutaram ferozmente por chegar na 2ª posição. Foi um duelo impressionante entre o jovem holandês e o alemão líder do mundial.

Primeiro Verstappen forçou e passou Rosberg numa das mais fascinantes ultrapassagens da corrida, realizada na sequência de curvas de Becketts.


REUTERS/Andrew Boyers

Mais tarde, o piloto da Red Bull teve dificuldades em ultrapassar pilotos retardatários e permitiu que Rosberg se aproximasse. Nico acabou mesmo por devolver a passagem e assumir o 2º lugar.

O pior para Rosberg estava reservado para o fim. Primeiro problemas reportados com a caixa de velocidades do Mercedes presa na 7ª velocidade, levaram a que Verstappen se reaproximasse de novo. Depois, a informação pelos problemas reportados ao alemão por rádio, podem ter caído no lote de mensagens proibídas e o alemão arriscou a penalização em tempo pelas informações trocadas com a boxe.

A penalização surgiu confirmada já 4 horas depois da corrida. Com 10 segundos, Rosberg foi passado para 3º lugar, com Max a ascender ao 2º lugar.
 

EPA/GEOFF CADDICK

O GP de Inglaterra foi palco de uma série de despistes e peões por um número elevado de pilotos, fruto das condições da pista em muitos dos momentos, quer enquanto secava, quer mesmo após todos rodarem com pneus slicks. Bottas, Alonso, Vettel, Hamilton, Verstappen, todos eles entre muitos outros deixaram escorregar os carros para lá dos limites de pista.

O Safety Car lançou a corrida nas primeiras 5 voltas. Só então Charlie Whiting o mandou retirar e Hamilton teve pista livre para ganhar vantagem no comando.

O momento de colocar os intermédios e o momento certo para usar os slicks foi decisivo para ganhar posição de pista. Uma mistura de aposta e capacidade de manter carro em pista nas difíceis condições garantiria o êxito.



Daniel Ricciardo fez o 4º lugar com o outro Red Bull, longe do ritmo de Verstappen mas foi vítima de uma aposta desfasada de colocação dos slicks. O facto de se ter superiorizado aa ambos os Ferrari garantem a vantagem da Red Bull, mas não esteve em definitivo tão bem quanto Max nesta corrida.

Com Vettel sempre atrasado desde a largada, cabia a Kimi Raikkonen as honras da Ferrari. Não teve corrida fácil, por três vezes perdeu o carro em Abbey, por três vezes o foi buscar. Para no final ir buscar Sergio Perez que no Force India se limitou a ficar em 6º, no final.
O resultado de Raikkonen, que fez em Silverstone o 100º GP para a Ferrari, atira com o finlandês para o 3º lugar do mundial.


EPA/GEOFF CADDICK

Vettel teve corrida tão má quanto a qualificação. Obrigado a largar de 11º após mudança de caixa de velocidades no Ferrari, fez corrida sem ritmo, cometeu alguns erros e ainda acabou com uma penalização de 5 segundos depois de ter passado Massa empurrando o brasileiro da Williams para fora de pista.



Destaque para a consistência de ambos os Force India com Perez e Hulkenber a terminarem nos pontos. Tal como os Toro rosso de SAinz e Kvyat. Tudo à conta da má performance dos Williams em casa. Quer Bottas, quer Massa, nunca conseguiram estar à altura do exigido na pista britânica. 

Jenson Button terminou em 12º, na frente de Fernando Alonso, depois de largar lá do fundo da grelha. A corrida de Button não foi excecional, mas demonstra mais que a de Alonso foi muito fraca. Alonso discutia posições nos pontos com Massa quando saiu de pista e deitou tudo a perder para fechar com pontos o GP.


EPA/VALDRIN XHEMAJ

CLASSIFICAÇÃO GP DE INGLATERRA

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h34m55,831.017
2. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +8.250
3. Nico Rosberg Mercedes GP +16.911 *
4. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +26.211
5. Kimi Raikkonen Ferrari +69.743
6. Sergio Perez Force India-Mercedes +1m16.941
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1m17.712
8. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari +1m25,858
9. Sebastian Vettel Ferrari +15.846
10. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari +1m32.600
11. Felipe Massa Williams-Mercedes +1 volta
12. Jenson Button McLaren-Honda +1 volta
13. Fernando Alonso McLaren-Honda +1 volta
14. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1 volta
15. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +1 volta
16. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari +1 volta
17. Kevin Magnussen Renault Caixa
D Jolyon Palmer Renault  Caixa
D Rio Haryanto MRT-Mercedes  Despiste
D Romain Grosjean Haas-Ferrari  Transmissão
D Marcus Ericsson Sauber-Ferrari  Motor / Problema eletrico
D Pascal Wehrlein MRT-Mercedes Despiste
MELHOR VOLTA
  Nico Rosberg Mercedes GP 1:35.548

* Inclui Penalização de 10segundos pela informação Radio dada pela equipa


EPA/VALDRIN XHEMAJ

No Mundial de Pilotos a classificação é Nico Rosberg 168 pontos, Lewis Hamilton 167, Kimi Raikkonen 106, Daniel Ricciardo 100, Sebastian Vettel 98, Max Verstappen 90, Valtteri Bottas 54, Sergio Perez 47, Felipe Massa 38, Romain Grosjean 28.

Nos construtores, comanda a Mercedes 335 pontos, seguida da Ferrari 204, Red Bull 198, Williams 92, Force India 73, Toro Rosso 41, McLaren 32, Haas 28, Renault 6 e Manor 1.

Próxima ronda o GP da Hungria.







pub