Hamilton Pole em Barcelona

por RTP
Hamilton na pole pela 3ª vez em 2016 EPA/ALEJANDRO GARCIA



Depois de seus problemas de qualificação na China e Rússia, Lewis Hamilton lutou no braço para garantir na última saída à pista, a pole position para o GP de Espanha, em Barcelona.

Lewis Hamilton superou-se a si mesmo, precisado que está de dar a Nico Rosberg algum tipo de sinal que o campeonato não está ainda decidido e o campeão vai lutar até final. Foi a 52ª pole position da carreira, a 3ª do ano. A Mercedes com esta pole passa a Red Bull para se tornar a 6ª escuderia com mais poles de sempre, 58 agora. Na sua frente estão a Lotus, Williams, McLaren e Ferrari.


EPA/ALEJANDRO GARCIA

Tudo numa sessão onde a estrela foi sem dúvida o jovem Max Verstappen, promovido da Toro Rosso para a equipa principal Red Bull e que até ao fim, esteve colocado com o 2º melhor tempo da sessão. Batido numa volta incrível do colega Daniel Ricciardo, que lhe valeu o 3º lugar absoluto, Max não deixa de ser destaque pela forma como se assumiu na sua estreia pela escuderia de Milton Keynes.



EPA/ANDREU DALMAU

A Ferrari foi surpreendida assim, não só não acompanhando a Mercedes, como sendo batida pela Red Bull que larga de novo com ambos os carros da 2ª fila da grelha. Raikkonen e Vettel, mais o primeiro que o segundo, tentaram meter o carro na 2ª fila, mas foram claramente batidos.

Na Q3, hora da decisão, Hamilton cometeu um erro na primeira saída à pista, queimando a travagem para a curva 10 e ficando nessa fase de qualificação atrás de Nico Rosberg e Max Verstappen. Mas na resposta, a sua última chance de voltar às pole que lhe fugira nos últimos 2 GPs. Rasgou a pista em 1.22.000s com o alemão, líder do campeonato responder apenas em 1.22.280.



Hamilton enfatizou que esta é a 3ª pole em 3 chances, relembrando que na Rússia e China devido a penalizações e problemas técnicos, ficou impedido de lutar realmente pela pole. A 43 pontos de Rosberg no campeonato, Hamilton roubou o momento final, com uma volta em ritmo impressionante, tirando uma volta perfeita quando antes perante o alemão, não tinha encontrado o equilíbrio e eficácia nomeadamente no 3º setor da pista.

Atrás a batalha Red Bull. Max Verstappen descia para P3, perdendo a chance (até ver) de se toernar no mais jovem piloto de sempre a arrancar da 1ª fila da grelha. Mas numa comunicação ao mundo, perante a chegada anunciada do novo craque ee futuro campeão do mundo de F1, foi a vez de Daniel Ricciardo recordar das suas capacidades e que está ali para contarem com ele. Daniel fez uma volta extraordinária e com um novo jogo de pneus, resgatou o 3º lugar da grelha, batendo Verstappen.



O líder da equipa Christian Horner elogiou o desempenho de Verstappen, dizendo que justificou a decisão de o promover já para a equipa. Kvyat, relegado para a Toro Rosso conseguiu apenas o 13º lugar.

A Ferrari precisa de procurar porque o sensível circuito da Catalunha não lhes permitiu os acertos ideais para, pelo menos, estarem ao nível da Red Bull. Parece mais incapacidade da Scuderia do que uma evolução da Red Bull, que define este momento do campeonato.


EPA/TONI ALBIR

Ferrari desapontada, com Kimi Raikkonen em 5º a mais de 1 segundo da Mercedes. Vettel foi 6º a 0.2s do colega de equipa.
As coisas não vão bem de momento na Ferrari, a pressão cresce. O presidente Sergio Marchionne afirmou há dias, que a equipa precisa começar a ganhar. Mas parece que a Scuderia cometeu um erro na preparação do carro, ainda não divulgado. “Algo nos fez cair o desempenho, perdemos competitividade”, afirmou Vettel. A pista da Catalunha é muito exigente ao nível da aerodinâmica dos carros, isso indica que o chassis italiano não está de boa saúde.

Valtteri Bottas foi sétimo na grelha, lugar normal para a Williams no ranking. Onde devia estar também Felipe Massa, não fosse um erro ocorrido na Q1, que fez a equipa acreditar que o crono prévio que o brasileiro tinha chegava para seguir na sessão. Já muitos pilotos no passado foram apanhados nesse otimismo prematuro. E assim o tempo de Massa foi batido, e ele sentado na boxe sem tempo para direito de resposta. Larga de 18º, no Domingo.

Ao lado de Bottas, estará um dos espanhóis a correr perante a sua "afición". Carlos Sainz fez 8º na sessão, batando o seu agora colega de equipa Daniil Kvyat.


EPA/TONI ALBIR

Na 5ª fila, estão Sergio Perez no Force India e o McLaren de Fernando Alonso. Confirma a melhoria dos McLaren/Honda desde o ano passado e já ao longo desta época. A confiança aumenta por ali.  Sim, é uma vitória saborosa para o espanhol, quando passam 10 anos sobre a sua vitória em "casa", meter por fim um  McLaren na Q3 de qualificação. Algo que não acontecia desde o GP dos EUA do ano passado. E se pensarmos na parceria McLaren/Honda interrompida nos anos 90, este é o 1º McLaren Honda no Top10 de uma grelha desde 1992.


EPA/ANDREU DALMAU

QUALIFICAÇÃO GP ESPANHA DE FÓRMULA 1

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1:22.000
2. Nico Rosberg Mercedes GP 1:22.280
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heuer 1:22.680
4. Max Verstappen Red Bull-Tag Heuer 1:23.087
5. Kimi Raikkonen Ferrari 1:23.113
6. Sebastian Vettel Ferrari 1:23.334
7. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1:23.522
8. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari 1:23.643
9. Sergio Perez Force India-Mercedes 1:23.782
10. Fernando Alonso McLaren-Honda 1:23.981
Q2      
11. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:24.203
12. Jenson Button McLaren-Honda 1:24.348
13. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari 1:24.445
14. Romain Grosjean Haas-Ferrari 1:24.480
15. Kevin Magnussen Renault 1:24.625
16. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari 1:24.778
Q1      
17. Jolyon Palmer Renault 1:24.903
18. Felipe Massa Williams-Mercedes 1:24.941
19. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari 1:25.202
20. Felipe Nasr Sauber-Ferrari 1:22.579
21. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes 1:25.745
22. Rio Haryanto MRT-Mercedes 1:25.939















pub