Lewis Hamilton obteve a 4ª pole de sempre em Sepang, a 3ª consecutiva, para garantir também aquela que é a sua 57ª de carreira e a 100ª vez que larga da 1ª fila para um GP de Fórmula 1 (mais, só Michael Schumacher que por 116 vezes largou da 1ª fila).
O campeão do mundo teve um sábado eficaz e lança cartas para tentar vencer o GP da Malásia este domingo. Uma missão que tem obrigação de conquistar para reduzir a sua desvantagem no mundial frente a Nico Rosberg, no momento em que o campeonato entra na sua reta final.
Ahmad Yusni
Lewis Hamilton antes na sessão, na Q2, marcou um crono incrível em 1.33.046s, que foi a volta mais rápida a Sepang na última década e a 4ª mais rápida de sempre (batida apenas por Alonso com um Renault motor 3 litros em1:32.582s e mais dois pilotos, na Q1 de qualificação de 2005).
Mas Nico Rosberg está perto. Isto apesar de na última fase de qualificação, a Q3, ter errado na sua primeira tentativa. Achando-se apenas no 5º lugar que lhe daria apenas largada da 3ª fila, Nico estava ainda a temo de corrigir na sua última saída à pista para se colocar também ele na 1ª fila.
Fazry Ismail
A vida dos Mercedes, que amanhã podem conquistar a sequência de vitórias consecutivas mais extensa da história da F1, pode não ser tão fácil assim. É que Red Bull e Ferrari vão andar rápido, estão logo atrás na largada para aproveitar qualquer deslize dos carros alemães e porque a chuva pode também aparecer (como é, de resto, habitual).
O asfalto de Sepang foi mudado. Apesar do calor, o comportamento dos pneus parece ser menos crítico. E talvez por isso o ritmo imposto na primeira parte da corrida seja o mais decisivo na decisão da mesma, pois os pilotos vão largar com os pneus macios com que fizeram a Q2 e a sua durabilidade em cada carro permitirá garantir uma vantagem estratégica a quem deles tirar mais partido.
A Red Bull, na Q1, poupou limpinho um jogo de pneus macios a Ricciardo. No caso de não chover, o australiano terá à sua disposição um jogo a mais de pneus macios que q a concorrência para um dos turnos da prova. E isso pode jogar a seu favor de modo decisivo.
Fazry Ismail
A 2ª fila está com os homens da equipa liderada por Christian Horner. Max Verstappen foi o 3º mais rápido, batendo Daniel Ricciardo.
Logo atrás os Ferrari, com Sebastian Vettel a melhorar na sua última volta sobrepondo-se ao finlandês Kimi Raikkonen que larga de sexto.
Ahmad Yusni
A 4ª fila para mais uma escuderia. A Force India. Sergio Perez e Nico Hulkenberg são sétimo e oitavo, à frente do McLaren de Jenson Button, a completar em Sepang o seu 300ºGP, e Felipe Massa, no Williams ca fechar o Top10.
Valtteri Bottas ficou-se pela Q2, ao fechar em 11º apenas por 39 milésimos, mas arranca pouco atrás do seu colega de equipa.
Fernando Alonso uase não rodou na Qualificação, limitando-se a poupar pneus para a corrida, já que tinha aplicada uma penalização de 45 posições por mudança de componentes do motor. Largará de último para a corrida.
Diego Azubel
GRELHA DE PARTIDA GP DA MALÁSIA
1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:32.850 |
2. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1:33.264 |
3. | Max Verstappen | Red Bull-Tag Heuer | 1:33.420 |
4. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heuer | 1:33.467 |
5. | Sebastian Vettel | Ferrari | 1:33.584 |
6. | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1:33.632 |
7. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | 1:34.319 |
8. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 1:34.489 |
9. | Jenson Button | McLaren-Honda | 1:34.518 |
10. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | 1:34.671 |
Q2 | |||
11. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | 1:34.577 |
12. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | 1:35.001 |
13. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | 1:35.097 |
14. | Kevin Magnussen | Renault | 1:35.277 |
15. | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Ferrari | 1:35.369 |
Q1 | |||
17. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | 1:35.816 |
18. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | 1:35.949 |
19. | Jolyon Palmer | Renault | 1:35.999 |
20. | Esteban Ocon | MRT-Mercedes | 1:36.451 |
21. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | 1:36.587 |
22. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | 1:37.155 |