Lewis Hamilton venceu o GP do Mónaco depois de uma épica batalha frente a Daniel Ricciardo, numa prova que começou e terminou com chuva. A vitória teve o momento decisivo quando Hamilton evitou parar na boxe para colocar pneus intermédios e resistiu em pista no comando até conseguir montar o s slicks no seu carro. A resposta da Red Bull que liderara a corrida até esse momento foi um erro de comunicação entre os engenheiros na pitwall e os mecânicos. Quando Ricciardo entrou para o pitstop, os pneus certos não estavam lá e o australiano voltou à pista atrás de Hamilton.
A partir desse momento, viveram-se memórias da célebre batalha de 1992 entre Senna e Mansell. Como na altura o brasileiro resistiu às investidas do inglês, desta vez Hamilton por 45 voltas resistiu sempre a Ricciardo.
É a 1ª vitória do ano para o campeão do mundo, que beneficiou de uma corrida menos conseguida e gerida apenas para terminar, por parte de Nico Rosberg, que não fez melhor que 7º no fim. A diferença entre ambos foi reduzida agora para os 24 pontos.
YOAN VALAT
Foi a 44ª vitória do #44 e no final, por certo Hamilton feliz pela vitória, olhou aos céus lembrando o seu ídolo Senna, das centenas de vezes que reviu a corrida do Mónaco de 92. E lembrou-se dele, considerado o Rei do Mónaco. Hamilton venceu no principado pela 2ª vez, depois do triunfo de 2008. é também a 50ª vitória da Mercedes na F1.
A vitória aconteceu muito pela aposta da equipa, para evitar que Hamilton fizesse uma paragem a menos com o objetivo de colocar os pneus intermédios. Quando meteu os ultra-macios para fazer ainda 45 voltas, a dúvida era saber se aqueles pneus durariam tanto tempo até final. Duraram. Porque a equipa Mercedes apostou que com as condições específicas do m+onaco e o tempo mais fresco, a pressão a que os pneus que habitualmente durariam moutra pista cerca de 30 voltas, poderiam levá-lo neste caso até final.
O extrordinário é que os Ultra-Macios nos Mercedes, funcionaram até melhor que o longo turno nos Super-Macios na Red Bull.
VALDRIN XHEMAJ
O GP começou atrás do SafetyCar para confirmar as condições de pista, muito molhada. Quando o SC saiu, Ricciardo manteve a liderança herada da pole position.
Mas logo o Renault de Jolyon Palmer bateu em plena reta, para aquele que seria o primeiro de 5 incidentes/batidas que aconteceram na tarde chuvosa de Monte Carlo.
VALDRIN XHEMAJ
Na frente da corrida, Ricciardo abriu até 13 segundos de vantagem sobre Rosberg e Hamilton. Até que o campeão do mundo passou fácil a caminho de Massenet, o líder do mundial. Estava claramente mais rápido. Rosberg não resistiu e viu rapidamente Hamilton ir embora à procura do líder da Red Bull.
"Rezei por um dia destes, o dia chegou. Foi uma loucura gerir a derrapagem dos pneus, para os conseguir gerir e levá-los até aao fim. E nunca percebemos se eles aguentavam até final! O Daniel hoje foi fantástico. Fenomenal durante o fim de semana, deu-nos muita pressão. Ele não estará feliz mas deve sentir-se orgulhoso do modo como pilotou!”
Hamilton apostou em ficar na frente da corrida sem parar uma vez suplementar colocando pneus intermédios. E assim aconteceu. Aguentou como podia até a pista estar em condições para receber os slicks. Faltavam ainda 45 voltas para o final.
ANDREJ ISAKOVIC / POOL
Mas em condições normais, Ricciardo teria ainda regressado ao comando do GP após mudar também ele para slicks. Mas aí um erro humano, de falta de comunicação entre os engenheiros e os mecânicos, levou a que Ricciardo perdesse demasiado tempo no pit stop. Os pneus não estavam apostos. Ao sair para a pista, já ia atrás de Hamilton.
Um erro crasso, oferecendo a vitória de bandeja a Lewis Hamilton.
ScreenShot
Ricciardo afirmou no final: “Pela 2ª corrida consecutiva, erros da equipa tiraram-me a vitória. Dói!”. Recorde-se que em Espanha um erro tático levou à perda de uma possível vitória de Ricciardo, aproveitada por Verstappen. E agora isto.
A vida ia mal para a Red Bull que perdia o jovem Max Verstappen logo depois a chegar a Massenet. O recente vencedor do GP de Espanha, teve o segundo despiste do fim de semana e terminada outra vez com despiste no Mónaco, o ano passado saiu em Saint Devote).
O duelo entre Hamilton e Ricciardo não parou por muito tempo na frente. Hamilton a defender, Ricciardo a atacar. Um dos ensaios de defesa de posição mais notáveis que existe na F1 é o célebre GP do Mónaco de 1992, com Senna a mover em defesa e em perfeição a liderança e a vitória frente a um agressivo e espetacular Nigel Mansell. Para vencer, há que defender bem. como Hamilton aprendeu com o seu ídolo e hoje fez.
Eric Gaillard
Ricciardo movia-se de um lado para o outro, apertava, mostrava-se. E numa das ocasiões Hamilton foi ao limite da defesa, Ricciardo recuou e soltou um palavrão pelo rádio. Incidente investigado pelos comissários de corrida, nenhuma ação foi tomada.
Eric Gaillard
A chuva voltou nos últimos três minutos de uma corrida que terminou a 30 segundos do limite das 2 horas.
Atrás de Hamilton e Ricciardo, um GP fantástico de Sergio Perez. O mexicano da Force India, foi consistente e rápido nas condições da pista. Veio de 7º na grelha e com um primeiro período muito bom até ao pit stop, achou-se na frente de Vettel e Rosberg, para a partir daí gerir para aquele que é o seu 1º pódio desde o GP da Rússia de 2015.
VALDRIN XHEMAJ
A Ferrari passou despercebida. Nem se notou. Só quando Kimi Raikkonen bateu o rail na curva do Hotel Loews. A asa dianteira do Ferrari ficou presa por debaixo do carro. Raikkonen tentou arrastá-la ao longo do túnel mas não poderia seguir assim. Acabou o GP prematuramente para o finlandês.
Vettel foi incapaz de passar Perez, mesmo pressionando no final. Fora do Pódio, reservou-se ao 4º lugar, mas a Scuderia está hoje atrás da Mercedes mas agora também da Red Bull e os alertas vermelhos começam a surgir.
VALDRIN XHEMAJ
A McLaren fez a melhor corrida de conjunto desde que a parceria com a Hondda se iniciou em 2015. Tal como na Rússia, ambos os carros terminaram nos pontos. Mas desta vez melhor. Fernando Alonso fechou em 5º e Jenson Button foi 9º classificado no final
Como antes se referiu, Nico Rosberg hoje não conseguiu responder à altura. Mentalmente terá pensado que nesta pista o essencial era não comprometer, não errar, marcar os pontos possíveis para meter no bolso para o campeonato. Acabou em 7º, aquém do que lhe teria sido possível com maior determinação. Na última volta foi passado por Nico Hulkenberg, que fechou num fantástico 6º lugar para carimbar o melhor resultado da equipa desde o GP do Bahrain de 2014.
Pela negativa, os exageros de Daniil Kvyat a forçar em La Rascasse passagem a Magnussen onde já não havia espaço, levando ao abandono de ambos, o mesmo acontecendo no mesmo local e num incidente ainda mais estúpido entre ambos os Sauber, de Felipe Nasr empurrado por Marcus Ericsson, que acaba de ser penalizado para o GP do Canadá por esse incidente.
ScreenShots
CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DO MÓNACO
1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1h59m29.133.017 | |
2. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heurer | +7.252 | |
3. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +13.825 | |
4. | Sebastian Vettel | Ferrari | +15.846 | |
5. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | +1m25.076 | |
6. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +1m32.999 | |
7. | Nico Rosberg | Mercedes GP | +1m33.290 | |
8. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Ferrari | +1 volta | |
9. | Jenson Button | McLaren-Honda | +1 volta | |
10. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | +1 volta | |
11. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +1 volta | |
12. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | +1 volta | |
13. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | +2 voltas | |
14. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | +2 voltas | |
15. | Rio Haryanto | MRT-Mercedes | +4 voltas | |
|
Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | Acidente | |
D | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | Acidente | |
D | Max Verstappen | Red Bull-Tag Heurer | Acidente | |
D | Kevin Magnussen | Renault | Acidente | |
D | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Ferrari | Acidente | |
D | Kimi Raikkonen | Ferrari | Acidente | |
D | Jolyon Palmer | Renault | Acidente | |
MELHOR VOLTA | ||||
Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:17.939 |
No mundial de Pilotos, Nico Rosberg tem agora 106 pontos, seguido de Lewis Hamilton 82, Daniel Ricciardo 66, Kimi Raikkonen 61, Sebastian Vettel 60, Max Verstappen 38, Felipe Massa 37 e Valtteri Bottas 29.
No mundial de Construtores, a Mercedes tem Mercedes 188 pontos, a Ferrari 121, Red Bull 112, Williams 66, Force India 37, Toro Rosso 30, McLaren 24, Haas 22 e Renault 6.
O próximo GP é no Canadá, Montreal, dentro de 2 semanas.