Hamilton vence Áustria na última Volta

por RTP
Hamilton triunfa em Spielberg REUTERS/Ronald Zak/Pool


Lewis Hamilton não desistiu e discutiu a vitória do GP da Áustria. Na última volta acabou por levar a melhor na discussão do triunfo com o seu colega de equipa e rival ao título, Nico Rosberg.


EPA/VALDRIN XHEMAJ

Foi até à última volta que a indecisão se manteve.
O alemão, líder do campeonato, estava a sentir os seus pneus a desgastarem-se fortemente e em travagem, a descompensação do carro era evidente.

Lewis Hamilton atacou e ultrapassou. Aí, Rosberg tentou proteger a vantagem. Escorregou o carro e ambos bateram. Nico estava por dentro, mas Hamilton virou no limite e deixou espaço ao alemão. Após o toque, Lewis veio para fora de pista, para regressar logo a seguir.

(carregue na imagem e veja o incidente)



Pode ainda aqui observar o on-board dos dois pilotos durante o momento.

Na sequência do embate a asa partida de Rosberg não permitiu outro resultado senão mesmo a vitória de Hamilton.
Nico Rosberg ainda perdeu o pódio, ao ser passado por Max Verstappen e Kimi Raikkonen.

É a segunda polémica da temporada, com toque entre ambos os pilotos da equipa. No primeiro incidente, em Barcelona, na largada, Rosberg pode considerar-se até como o menor dos culpados ou mais inocente. Desta feita, Hamilton estava do lado de fora, Rosberg foi em frente e Lewis deixou tempo suficiente para Nico curvar e defender em pista.

O triunfo de Hamilton, o 250º de um britânico na F1, foi o volte face numa corrida onde minutos antes dificilmente se veria cair para o seu lado.

Taticamente a Mercedes saíra para a corrida com pneus ultra-macios. Nico rosberg fez o seu pitstop logo à 11ª volta e não era imaginável que o alemão resistisse 50 voltas com os pneus macios calçados no carro.

Por seu turno, Hamilton conseguiu no comando esticar o seu 1º turno até muito tarde e garantir que podia ir para uma corrida de apenas 1 pitstop.


EPA/RONALD ZAK / POOL

Mas a intervenção do SafetyCar na corrida, após o pneu do Ferrari de Vettel explodir, acabou por devolver a Rosberg alguma capacidade tática de afirmação e a escuderia Mercedes devolveu a Hamilton a tática de 2 pitstops.

Na paragem final dos Mercedes na boxe, Hamilton não só perdeu mais tempo devido a um problema na troca de uma das rodas, como questionou a tática da equipa pois o jogo disponível para si era mais duro daquele que Rosberg tinha à sua disposição (Macios vs SuperMacios)

Atrás de Rosberg, Lewis não teria outra alternativa senão passa-lo em pista. Conseguiu, como na história contada acima. E para o Campeão do mundo, tal é um alívio a diferença pontual no mundial para 11 pontos na corrida pelo título.

Nico estava, segundo informação da equipa com um problema de travões, o que afetou o eixo traseiro do carro, mas o chefe da equipa Toto Wolff, não deixou de adjetivar o incidente de “palerma!”.



O 29º aniversário de Sebastian Vettel teve direito a um presente pouco agradável. A meio da reta, sem que antes qualquer sinal de degradação crítica tivesse sido dado, terminou com um rebentamento que terminou com a corrida do piloto da Ferrari.

O incidente aconteceu à 27ª volta, ainda dentro da janela prevista possível para o pitstop.

A Pirelli identificou o problema com a presença de detritos em pista, deixados por outros carros. Vettel liderava a corrida na frente de Rosberg, se bem que com um pit stop ainda por fazer.

Com o abandono de Vettel e a queda na última volta de Rosberg, Max Verstappen e Kimi Raikkonen ambos a fazerem corridas muito consistentes.


EPA/VALDRIN XHEMAJ

Max de modo sensacional a fazer uma gestão inacreditável do seu jogo de pneus macios até final, ao longo de 56 voltas, agarrou o seu 2º pódio da sua carreira na F1

Raikkonen num momento em que luta por manter a confiança da Scuderia nos seus serviços, fez um pódio que lhe escapava faz já tempo.


EPA/JOHANN GRODER

Depois de Rosberg, ficaram Daniel Ricciardo, com o Red Bull no 5º posto e Jenson Button, da McLaren, com a 6ª posição.

Destaque ainda para um sensacional 10º lugar de Pascal Wherlein, a marcar o seu 1º ponto na Fórmula1, tal como um ponto importante também em termos financeiros para a ManorGP que, enquanto escuderia, marcou igualmente o 1º ponto na F1.

(em atualização)

RESULTADO GP DA ÁUSTRIA

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h27m38.107
2. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +5.719
3. Kimi Raikkonen Ferrari +6.024
4. Nico Rosberg Mercedes GP +16.710
5. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +30.981
6. Jenson Button McLaren-Honda +37.706
7. Romain Grosjean Haas-Ferrari +44.668
8. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari +1 volta
9. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1 volta
10. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes +1 volta
11. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari +1 volta
12. Jolyon Palmer Renault +1 volta
13. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +1 volta
14. Kevin Magnussen Renault +1 volta
15. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1 volta
16. Rio Haryanto MRT-Mercedes +1 volta
17. Sergio Perez Force India-Mercedes Travões/Acidente
D Fernando Alonso McLaren-Honda Probl. Elétrico
D Nico Hulkenberg Force India-Mercedes Travões
D Felipe Massa Williams-Mercedes Sobreaquecimento
D
Sebastian Vettel Ferrari Pneu Explodiu
D Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari Problema Mecânico
MELHOR VOLTA
  Lewis Hamilton Mercedes GP 1:08.411


EPA/JOHANN GRODER

No mundial de F1, a vantagem de Rosberg é de 11 pontos agora. Nico tem 153 pontos, Hamilton 142, Vettel 96, Raikkonen 96, Ricciardo 88, Verstappen 72, Bottas 54. Nos construtores, a Mercedes lidera com 295 ponttos, a Ferrari tem 192, RedBull 168, Williams 92, ForceIndia 59, ToroRosso 36, McLaren 32, Haas 28, Renault 6 e a Manor 1,

















pub