Lewis Hamilton não desistiu e discutiu a vitória do GP da Áustria. Na última volta acabou por levar a melhor na discussão do triunfo com o seu colega de equipa e rival ao título, Nico Rosberg.
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Foi até à última volta que a indecisão se manteve.
O alemão, líder do campeonato, estava a sentir os seus pneus a desgastarem-se fortemente e em travagem, a descompensação do carro era evidente.
Lewis Hamilton atacou e ultrapassou. Aí, Rosberg tentou proteger a vantagem. Escorregou o carro e ambos bateram. Nico estava por dentro, mas Hamilton virou no limite e deixou espaço ao alemão. Após o toque, Lewis veio para fora de pista, para regressar logo a seguir.
(carregue na imagem e veja o incidente)
Pode ainda aqui observar o on-board dos dois pilotos durante o momento.
Na sequência do embate a asa partida de Rosberg não permitiu outro resultado senão mesmo a vitória de Hamilton.
Nico Rosberg ainda perdeu o pódio, ao ser passado por Max Verstappen e Kimi Raikkonen.
É a segunda polémica da temporada, com toque entre ambos os pilotos da equipa. No primeiro incidente, em Barcelona, na largada, Rosberg pode considerar-se até como o menor dos culpados ou mais inocente. Desta feita, Hamilton estava do lado de fora, Rosberg foi em frente e Lewis deixou tempo suficiente para Nico curvar e defender em pista.
O triunfo de Hamilton, o 250º de um britânico na F1, foi o volte face numa corrida onde minutos antes dificilmente se veria cair para o seu lado.
Taticamente a Mercedes saíra para a corrida com pneus ultra-macios. Nico rosberg fez o seu pitstop logo à 11ª volta e não era imaginável que o alemão resistisse 50 voltas com os pneus macios calçados no carro.
Por seu turno, Hamilton conseguiu no comando esticar o seu 1º turno até muito tarde e garantir que podia ir para uma corrida de apenas 1 pitstop.
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Mas a intervenção do SafetyCar na corrida, após o pneu do Ferrari de Vettel explodir, acabou por devolver a Rosberg alguma capacidade tática de afirmação e a escuderia Mercedes devolveu a Hamilton a tática de 2 pitstops.
Na paragem final dos Mercedes na boxe, Hamilton não só perdeu mais tempo devido a um problema na troca de uma das rodas, como questionou a tática da equipa pois o jogo disponível para si era mais duro daquele que Rosberg tinha à sua disposição (Macios vs SuperMacios)
Atrás de Rosberg, Lewis não teria outra alternativa senão passa-lo em pista. Conseguiu, como na história contada acima. E para o Campeão do mundo, tal é um alívio a diferença pontual no mundial para 11 pontos na corrida pelo título.
Nico estava, segundo informação da equipa com um problema de travões, o que afetou o eixo traseiro do carro, mas o chefe da equipa Toto Wolff, não deixou de adjetivar o incidente de “palerma!”.
O 29º aniversário de Sebastian Vettel teve direito a um presente pouco agradável. A meio da reta, sem que antes qualquer sinal de degradação crítica tivesse sido dado, terminou com um rebentamento que terminou com a corrida do piloto da Ferrari.
O incidente aconteceu à 27ª volta, ainda dentro da janela prevista possível para o pitstop.
A Pirelli identificou o problema com a presença de detritos em pista, deixados por outros carros. Vettel liderava a corrida na frente de Rosberg, se bem que com um pit stop ainda por fazer.
Com o abandono de Vettel e a queda na última volta de Rosberg, Max Verstappen e Kimi Raikkonen ambos a fazerem corridas muito consistentes.
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Max de modo sensacional a fazer uma gestão inacreditável do seu jogo de pneus macios até final, ao longo de 56 voltas, agarrou o seu 2º pódio da sua carreira na F1
Raikkonen num momento em que luta por manter a confiança da Scuderia nos seus serviços, fez um pódio que lhe escapava faz já tempo.
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Depois de Rosberg, ficaram Daniel Ricciardo, com o Red Bull no 5º posto e Jenson Button, da McLaren, com a 6ª posição.
Destaque ainda para um sensacional 10º lugar de Pascal Wherlein, a marcar o seu 1º ponto na Fórmula1, tal como um ponto importante também em termos financeiros para a ManorGP que, enquanto escuderia, marcou igualmente o 1º ponto na F1.
(em atualização)
RESULTADO GP DA ÁUSTRIA
1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1h27m38.107 | |
2. | Max Verstappen | Red Bull-Tag Heurer | +5.719 | |
3. | Kimi Raikkonen | Ferrari | +6.024 | |
4. | Nico Rosberg | Mercedes GP | +16.710 | |
5. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heurer | +30.981 | |
6. | Jenson Button | McLaren-Honda | +37.706 | |
7. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | +44.668 | |
8. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Ferrari | +1 volta | |
9. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +1 volta | |
10. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | +1 volta | |
11. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | +1 volta | |
12. | Jolyon Palmer | Renault | +1 volta | |
13. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | +1 volta | |
14. | Kevin Magnussen | Renault | +1 volta | |
15. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | +1 volta | |
16. | Rio Haryanto | MRT-Mercedes | +1 volta | |
17. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | Travões/Acidente | |
D | Fernando Alonso | McLaren-Honda | Probl. Elétrico | |
D | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | Travões |
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D | Felipe Massa | Williams-Mercedes | Sobreaquecimento | |
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Sebastian Vettel | Ferrari | Pneu Explodiu | |
D | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Ferrari | Problema Mecânico |
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MELHOR VOLTA | ||||
Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:08.411 |
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No mundial de F1, a vantagem de Rosberg é de 11 pontos agora. Nico tem 153 pontos, Hamilton 142, Vettel 96, Raikkonen 96, Ricciardo 88, Verstappen 72, Bottas 54. Nos construtores, a Mercedes lidera com 295 ponttos, a Ferrari tem 192, RedBull 168, Williams 92, ForceIndia 59, ToroRosso 36, McLaren 32, Haas 28, Renault 6 e a Manor 1,