Hamilton vence em Austin. Rosberg gere campeonato.

por RTP
50ª vitória de Hamilton na F1 USA Today Sports


Lewis Hamilton venceu pela 4ª vez no Circuito das Américas e alcançou o 50º triunfo na sua carreira na F1, a apenas 1 triunfo de igualar Alain Prost para se tornar em breve o segundo piloto com mais vitórias na história da disciplina.

Lewis fez uma corrida perfeita e dominou a prova de início ao final. Porém, o seu colega de equipa e principal adversário para o título fez o que precisava e ao garantir o 2º lugar apenas perdeu 7 dos 33 pontos para o seu rival, restando agora 3 GPs para o final do ano.


LARRY W. SMITH

Rosberg perdeu na largada o 2º lugar da grelha, passado por Daniel Ricciardo, que na 1ª curva tomou a vice liderança da corrida. Mas no decorrer da prova, o homem da Mercedes recuperou, fruto de um primeiro turno com os pneus médios muito eficaz mas depois, por conta de um período de safety car virtual provocado pelo abandono de Max Verstappen.


LARRY W. SMITH

Nesse momento Rosberg estava num sprint para o seu último pit stop e precisava de conquistar em pista aindacerca de 10 segundos a Ricciardo. Mas o período de Safety Car Virtual obriga os pilotos a não ultrapassar em pista e a manter uma velocidade constante mais baixa. Ora, Ricciardo rodou nesse tempo em pista mais lentamente e Rosberg conseguiu fazer a sua última paragem e sair ainda na frente do australiano.


LARRY W. SMITH

O azar de Ricciardo aconteceu precisamente devido a um problema na caixa de velocidades do seu colega, Max Verstappen, que insistiu em manter o carro devagar em pista até perceber não haver solução. O carro ficou parado numa zona que a direção de corrida considerou periogoso e acionou o SafetyCar Virtual.

Max Verstappen, que já tinha perdido tempo fazendo o seu segundo pit stop, quando percebeu mal uma chamada à boxe. Um erro de comunicação pois quando entrou, a equipa não estava preparada.

A Ferrari teve uma corrida para esquecer, mais uma. Que vai para lá do facto de não ter ritmo para os Mercedes e para os Red Bull. Taticamente a equipa fez opções estranhas em particular no momento do SafetyCar quando não reagiu e não aproveitou o momento como Rosberg fez. Chamou os seus pilotos para a última paragem na boxe, quando a corrida estava já em ritmo puro.


LARRY W. SMITH

E como se tal não bastasse, Kimi Raikkonen no seu derradeiro pitstop, viu precipitar-se o abandono quando uma das pistolas de troca de pneus ficou em parte agarrada à roda do Ferrari. O carro parou logo no final da pilane.



Quanto a Sebastian Vettel foi o único piloto da Ferrari a terminar, fazendo uma troca para o composto supermacio, a poucas voltas do ifnal, apenas para carimbar para a Scuderia a volta mais rápida de corrida. o 4º lugar foi o máximo a que podia aspirar.

O 5º lugar foi resultado de uma corrida tremenda de Fernando Alonso. No Texas, o espanhol conquistou a corrida depois de largar de 12º, terminando com uma polémica ultrapassagem a Felipe Massa. O movimento foi investigado após o final do GP, mas Alonso manteve a posição.



Alonso lutou nesses instantes finais não só com Massa, mas também com Sainz, no Toro Rosso, a quem passou já na penúltima volta. O jovem espanhol tentou como pode mas não podia muito, pois os seus pneus estavam já sem qualquer tração.

Massa foi para fora de pista, do toque resultou até um furo para o carro do piloto brasileiro, ainda assim acabou em 7º.

Começando com um toque provocado por Kvyat na 1ª volta (pelo qual o russo foi penalizado em 10 segundos), Sergio Perez recuperou até 8º no final. Jenson Button fez uma primeira sequência de voltas notável e vindo de 19º na largada, conseguiu construir rapidamente condições para uma lcassificação dentro do Top 10. Confirmada, ao terminar em 9º.
Romain Grosjean que também tivera uma miserável qualificação levou ao rubro os americanos ao dar 1 ponto à Haas F1, equipa americana que se estreia no mundial este ano.



CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DOS ESTADOS UNIDOS

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h38m12.618
2. Nico Rosberg Mercedes GP +4.520
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +19.692
4. Sebastian Vettel Ferrari +43.134
5. Fernando Alonso McLaren-Honda +1m33.953
6. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari +1m36.124
7. Felipe Massa Williams-Mercedes +1 volta
8. Sergio Perez Force India-Mercedes +1 volta
9. Jenson Button McLaren-Honda +1 volta
10. Romain Grosjean Haas-Ferrari +1 volta
11. Kevin Magnussen Renault +1 volta
12. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari +1 volta
13. Jolyon Palmer Renault +1 volta
14. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1 volta
15. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +1 volta
16. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1 volta
17. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes +1 volta
18. Esteban Ocon MRT-Mercedes +2 voltas
D
Kimi Raikkonen Ferrari Roda
D Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer Caixa Velocidades
D Esteban Gutierrez Haas-Ferrari Travões
D Nico Hulkenberg Force India-Mercedes Chassis/Acid
MELHOR VOLTA
  Sebastian Vettel Ferrari 1:39.877


LARRY W. SMITH

No mundial, Nico Rosberg comanda agora com 331 pontos, atrás est´~ao Lewis Hamilton 305, Daniel Ricciardo 227, Sebastian Vettel 177, Kimi Raikkonen 170, Max Verstappen 165, Sergio Perez 84, Valtteri Bottas 81, Nico Hulkenberg 54.
Já campeã de construtores, a Mercedes lidera com 636 pontos. Atrás Red Bull 400, Ferrari 347, , Force India 138, Williams 130, McLaren 74.

A F1 regressa no México, já no próximo fim-de-semana.

pub