Hamilton vence GP Canadá

por RTP
2ª vitória consecutiva de Hamilton PAUL CHASSION

Triunfo merecido, com Ferrari perto na discussão. Rosberg foi 5º e a diferença no comando do mundial fica agora em 9 pontos.


Lewis Hamilton venceu a partir da pole position, o GP do Canadá. É a sua 2ª vitória consecutiva ganha em 2016, beneficiando desta feita de um pior resultado de novo do líder do campeonato, Nico Rosberg, para reduzir agora para 9 a desvantagem que chegou a ser próxima dos 50 pontos após as 4 primeiras corridas da época.

A vitória de Hamilton foi dedicada a Muhammad Ali, quando no final após a bandeira de xadrez por rádio, referiu a famosa frase do pugilista falecido "Float like a butterfly sting like a bee". Lewis venceu pela 5ª vez em Montreal, a 4ª vez a partir da pole position. E a Mercedes conquistou a 51ª vitória na F1, igualando as vitórias até hoje da RedBull.


VALDRIN XHEMAJ

Mas a Ferrari voltou a mostrar-se e até a discutir a corrida desta vez. Sebastian Vettel teve um arranque fabuloso vindo da 2ª fila para surpreender ambos os Mercedes, mas com a equipa a optar por uma tática de 2 pitstops, obrigou-se a um final de corrida em sprint para apanhar a posição herdada de comando para Lewis Hamilton.

E se alguns se surpreenderam com a opção, a scuderia estava confiante que poderia resultar. A diferença entre 1 e 2 pit stops era de facto marginal. Quando saiu do 2º pit, Vettel vinha 7 segundos atrás de Lewis. O final de corrida garantia pneus mais recentes para Vettel em 13 voltas. E o alemão começou a encurtar a desvantagem. O problema foi um duplo erro do alemão na chicane de entrada na reta da meta e onde Vettel perdeu o carro seguindo em frente, perdendo segundos essenciais nesse sprint. A corrida ficara aí decidida.

A Mercedes, depois de no Mónaco se ter saído bem com um turno de uso de pneus muito longo para Lewis Hamilton, arriscou de novo para uma tática de 1 pitstop apenas para Hamilton. E a verdade é que o sucesso da vitória de Hamilton se deve a uma gestão extraordinária dos pneus, num carro que agora tem a capacidade de levar os pneus macios a 42 voltas na pista. A Mercedes tem no seu chassis o seu maior sustento de momento. A evolução dos motores Renault e Ferrari trazem a concorrência mais perto dos carros prata, mas no conjunto falta algo mais.


VALDRIN XHEMAJ

A Williams que tinha passado despercebida atrás da Red Bull e Ferrari na qualificação, acabou por fazer uma corrida extraordinária no caso de Valtteri Bottas. O finlandês foi ao 3º lugar do pódio. Consistente e beneficiando de novo pelo excelente trabalho nas boxes, nos pitstops, dos seus mecânicos. Já Felipe Massa, o único piloto que até este GP tinha pontuado em todas as corridas, foi obrigado a parar devido a um problema de motor.


Vettel assumiu a liderança com um dos melhores arranques dos últimos anos. Chegou à travagem para a primeira curva na frente, com ambos os Mercedes a discutirem a posição atrás. E aí, tal como em Espanha, novo toque entre Rosberg e Hamilton. Dir-se-á, novo incidente de corrida, mas as coisas começam a ficar demasiado “tensas” entre Nico e Lewis.


VALDRIN XHEMAJ

Rosberg foi forçado a sair pela escapatória e ao regressar à pista com pouca tração foi passado por muitos piltos vendo-se atirado para o 10º lugar.


VALDRIN XHEMAJ

Vettel construiu vantagem sobre Hamilton até ao momento em que o McLaren de Button começou a fumegar. Foi instalado o procedimento de SafetyCar Virtual, com a escuderia Ferrari a decidir aproveitar a oportunidade para promover a operação de 2 PitStops para Vettel. Contava o piloto e a equipa que a corrida não recomeçasse nesse mesmo momento, o que aconteceu. Ainda assim, Vettel perdeu apenas 3 posições. Veio para 4º lugar.

A decisão da equipa obrigava-o a um sprint final e não poderia perder muito tempo a passar os Red Bull de Ricciardo e Verstappen que entretanto tinham passado. O alemão eficaz passou fácil e manteve intactas as suas chances de ir discutir com Hamilton o triunfo.

Maurizio Arrivabene admitiu no final que devia ter posto pelo menos um dos pilotos numa tática de 1 pitstop, algo que não aconteceu, levando Raikkonen também para dupla paragem, prejudicando a chance do finlandês pelo menos, ter hegado melhor colocado no final.

Hamilton respondeu trocando os ultra-macios para os macios e aí a maratona longa de mais de 40 voltas com os macios, foi uma gestão fenomenal de desgaste.


ANDRE PICHETTE

Rosberg depois de recuperar do incidente inicial, foi progredindo na corrida, subindo até à discussão do 4º lugar. Mas não foi o seu único azar. No seu display do volante, a equipa enviava-lhe informações que o consumo feito na recuperação tinha sido demasiado e que por isso havia o risco de não ter combustível até ao fim. E como se tal não bastasse, um furo lento obrigou-o a uma nova passagem nas boxes. Aí já com pneus novos, aproveitou para ir buscar posições perdidas no último pit. Passou fácil Ricciardo e Raikkonen para tentar ainda ir buscar o 4º lugar de Verstappen. Mas aí …



Aí viu que está ali um miúdo diferente. Com raça, com talento, com disciplina para discutir no braço qualquer posição. Claro que Max Verstappen tinha também pneus colocados na fase final da prova, quase no mesmo momento que Rosberg. Mas foi um duelo feroz, divertido para os espectadores, do melhor que a F1 dá.



Até que Rosberg cometeu um erro, no esforço de passar e despistou-se na chicane. Por pouco não ia comprometendo pontos importantes no seu campeonato. Verstappen levou a melhor no duelo, Rosberg teve de se contentar com um 5º lugar final.


CLASSIFICAÇÃO GP CANADÁ

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h31m05.296
2. Sebastian Vettel Ferrari +5.011
3. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +46.422
4. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +53.020
5. Nico Rosberg Mercedes GP +1m02.093
6. Kimi Raikkonen Ferrari +1m03.017
7. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +1m03.634
8. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1 volta
9. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari +1 volta
10. Sergio Perez Force India-Mercedes +1 volta
11. Fernando Alonso McLaren-Honda +1 volta
12. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari +1 volta
13. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari +2 voltas
14. Romain Grosjean Haas-Ferrari +2 voltas
15. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +2 voltas
16. Kevin Magnussen Renault +2 voltas
17. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes +2 voltas
18. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +2 voltas
19. Rio Haryanto MRT-Mercedes +2 voltas
D
Felipe Massa Williams-Mercedes Motor
D Jolyon Palmer Renault Fuga de Agua
D Jenson Button McLaren-Honda Motor
MELHOR VOLTA
  Nico Rosberg Mercedes GP 1:15.599

No mundial, são agora 9 pontos de diferença entre Rosberg e Hamilton. Nico tem 116, Hamilton 107. Atrás, Vettel 78 Ricciardo 72 Raikkonen 69 Verstappen 50 Bottas 44 Massa 37

Nos construtores, Mercedes 223 pontos, Ferrari 147 Red Bull 130 Williams 81 Force India 42 Toro Rosso 32 McLaren 24 Haas 22 Renault 6.

Como curiosidade, com o 1º lugar de Hamilton e o 2º lugar de Vettel, ambos os pilotos estão agora com o mesmo número de pontos marcados na carreira, 1974.






pub