Lewis Hamilton venceu um emocionante Grande Prémio dos Estados Unidos para carimbar aquele que é o seu terceiro Campeonato do Mundo.
O GP decidiu-se no sprint final que sucedeu a um acidente com o russo Daniil Kvyat e obrigou à entrada em pista do Safety Car. Até aí Hamilton era o único dos pilotos em pista com chance de decidir a vitória que não tinha trocado de pneus pela 2ª vez. E esse facto acabou por ajudar a decidir a corrida, pois essa intervenção aumentou as chances do campeão vencer.
Rosberg estava nesse momento no comando, tinha trocado de pneus mais cedo. Hamilton aparecei no 2º lugar após o pit stop mas com composto mais fresco. Para venceu o campeonato neste domingo, Hamilton precisava de ir à procura da liderança e depois evirtar que Vettel chegasse em 2º lugar.
O epílogo da corrida e do mundial confirmou-se com esses pressupostos. Rosberg vacilou, errou, deixou escorregar o carro e Hamilton aproveitou aí para assumir o comando e ir até final para a 10ª vitória do ano e 43ª da sua carreira.
Mas Rosberg segurou até final Vettel que não conseguiu passar o seu compatriota da Mercedes embora uma perseguição próxima nas duas últimas voltas.
Hamilton torna-se apenas o segundo piloto britânico depois de Jackie Stewart a ganhar 3 títulos mundiais.
Lewis entra, de resto numa lista em que iguala outros tri-campeões na história, onde se inscrevem Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna.
Ao passar a meta, pelo rádio da Mercedes, ainda no carro, Lewis declarou "Obrigado, adoro-vos. Por tudo o que fizeram por mim, por toda a minha família, adoro-vos!", para mais tarde recordando que foi inspirado pelo seu ídolo de sempre.
O agora também tri-campeão, afirmou: "Hoje sinto-me como os meus heróris de infância, o super-homem e Ayrton Senna. Espero hoje, ter inspirado alguém para o futuro!"
Nico Rosberg cedeu no momento da verdade, como na maioria da temporada. Assumiu o erro e não o sabe explicar. Antes do pódio pareceu incomodado e furioso com Hamilton, atirando-lhe com o boné de 2º colocado. Um momento controverso, de frustração, mas que teve origem não no erro final da corrida, mas na forma como a corrida começou. Lewis Hamilton na primeira curva deu um chega para lá e obrigou Rosberg a abrir em demasia, perdendo não só o primeiro, como o segundo e terceiro lugares, para ambos os pilotos da Red Bull.
A corrida foi marcada por várias entradas de Safety Car e momentos de Safety Car virtuais, por problemas em pista com carros de Ericsson, Hulkenberg ou Kvyat.
A corrida teve múltiplas situações de mudança de comando. Além de Rosberg e Hamilton por um par de vezes, também Daniel Ricciardo chegou ao comando.
A corrida começou com a pista molhada, depois de uma qualificação adiada para Domingo pela chuva ainda resultante da passagem ao largo da tempestade tropical associada ao furacão Patrícia.
Os Red Bull de Kvyat e Ricciardo estiverem durante dois terços em condições de discutir pelo menos o pódio. Ricciardo passou pelo comando. Mas com o avançar da corrida, Ricciardo viu-se perdido para trás do top 10 ao escorregar sucessivamente com pouca eficácia do jogo intermédio de pneus que calçou. E Daniil Kvyat errou acabando no muro da pista e terminando prematuramente a sua corrida.
Em uma pista molhada com pneus intermediários recauchutados, os Red Bulls foram mais rápidos do que a Mercedes e Hamilton enfrentou um ataque inicial de Kvyat.
Vettel antecipando o composto médio na sua 2ª paragem, tentou tirar um coelho da cartola para vencer, algo que foi tomando forma com o facto dos Mercedes e Red Bull não terem feito uma paragem aquando do penúltimo Safety Car. E no regresso à corrida, o alemão deixou rapidamente para trás os Red Bull. Só que o derradeiro Safety car trocou as voltas ao alemão da Ferrari e tirou-lhe as chances de vencer, pois Hamilton foi aí trocar de pneus e recomeçou o GP já com novo jogo de pneus. Ainda assim, Vettel não deixou de fazer uma excelente corrida, vindo de 15º na largada para o 3º lugar final.
Max Verstappen igualou o seu melhor resultado nesta época de “rookie”, obtido na Hungria, sendo 4º no final. Um resultado ótimo para a Toro Rosso que trouxe Carlos Sainz de 20º e último na largada para 7º. A McLaren levou Button ao 6º lugar final enquanto Alonso cedeu
lugar nos pontos com problemas de motor nas últimas voltas.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DOS ESTADOS UNIDOS
1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1h50m52.703 | |
2. | Nico Rosberg | Mercedes GP | +2.850 | |
3. | Sebastian Vettel | Ferrari | +3.381 | |
4. | Max Verstappen | Toro Rosso-Renault | +22.359 | |
5. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +24.413 | |
6. | Jenson Button | McLaren-Honda | +28.058 | |
7. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Renault | +30.619 | |
8. | Pastor Maldonado | Lotus-Renault | +32.273 | |
9. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | +40.257 | |
10. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Renault | +53.371 | |
11. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | +54.816 | |
12. | Alexander Rossi | Marussia-Ferrari | +1m15.277 | |
|
Daniil Kvyat | Red Bull-Renault | Despiste | |
D | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | Acidente |
|
D | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | ?? | |
D |
Kimi Raikkonen | Ferrari | Travões | |
D | Felipe Massa | Williams-Mercedes | ?? | |
D | Romain Grosjean | Lotus-Renault | Travões | |
D | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | ?? | |
D | Will Stevens | Marussia-Ferrari | ?? | |
MELHOR VOLTA | ||||
Nico Rosberg | Mercedes GP | 1m40.666 |
No mundial, Hamilton tem agora 327 pontos, Vettel 251, Rosberg 247, Raikkonen 123, bottas 111 e Massa 109.
Nos construtores a Mercedes leva 574 pontos, a Ferrari 374, Williams 220, Red Bull 150 e Force India 102.
A próxima ronda é no México no próximo fim-de-semana.