Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Hamilton vence pela quinta vez em Montreal e dedica triunfo a Ali

por Lusa
Lewis Hamilton está mais perto da liderança Reuters

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) aproximou-se este domingo da liderança do Mundial de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio do Canadá, um triunfo que dedicou ao falecido pugilista Mohammad Ali.

“Voa como uma borboleta, pico com uma abelha. Esta foi por Mohammad”, disse o campeão do mundo, durante a volta de consagração ao circuito de Montreal.

Depois de ter partido da ‘pole position’, Hamilton viu o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) ultrapassá-lo a si e ao seu companheiro na Mercedes, o germânico Nico Rosberg, logo na partida.

Contudo, Hamilton acabaria por recuperar o primeiro lugar, vencendo pela quinta vez em Montreal e pela segunda consecutiva esta temporada, depois do triunfo no Mónaco.

O britânico terminou a prova em 1:31.05 horas, menos 5,011 segundos do que Sebastian Vettel e 46,422 do que o finlandês Valteri Bottas, que deu o primeiro pódio da temporada à Williams.

O líder do Mundial, Nico Rosberg, terminou na quinta posição e podia ter ficado fora da corrida na última volta, quando depois de ultrapassar o holandês Max Verstappen perdeu o controlo do seu monolugar e saiu de pista, mantendo o quinto posto.

No Mundial, Hamilton passou a ter 107 pontos, menos nove do que o seu companheiro de equipa, Nico Rosberg.

O Mundial de Fórmula 1 regressa no próximo fim de semana, com o Grande Prémio da Europa, que se disputa no circuito citadino de Baku.
pub