Lewis Hamilton vence na Rússia

por RTP
Lewis vence e fica próximo do título


Hamilton tirou partido do abandono permaturo do seu rival ao mundial, Nico Rosberg, com um problema no acelerador. Um problema que o levou a ceder o comando da corrida e a terminar o GP na boxe. 

O inglês dominou depois como quis. A vitória dá-lhe agora uma vantagem de 66 pontos no campeonato e poderá resgatar o seu 3º título mundial já na próxima corrida. Para tal basta que faça mais 2 pontos que Nico Rosberg e 10 pontos que Sebastian Vettel que na corrida de hoje ascendeu ao 2º lugar do mundial.



A vitória foi fácil a partir do momento em que o acelerador de Rosberg ficou preso. Um defeito mecânico que o impediu de continuar e que acaba com as suas esperanças de se tornar campeão.

É a nona vitória de Hamilton em 2015, numa prova onde ultrapassou o número de triunfos do seu ídolo Ayrton Senna e igualou Sebastian Vettel com 42 triunfos na carreira (a par são agora os 3ºs com mais vitórias, atrás de Prost e Schumacher).  As 42 vitórias de Hamilton na F1 estão agora igualmente repartidas. Esta foi a 21ª pela Mercedes, outras 21 foram antes com a McLaren.

No mundial de pilotos Sebastian Vettel ascendeu ao 2º lugar.



A corrida teve 2 períodos de Safety Car. O primeiro depois da largada, altura em que Rosberg defendeu bem na 2ª curva do circuito a vantagem que tinha da pole.  Resistiu a Hamilton. Mas mais atrás, incidentes com Verstappen que perdeu contacto com a pista, furou e danificou a asa dianteira do Toro Rosso e ... Nico Hulkenberg que fez pião e ficou com o Sauber de Ericsson encaixado no seu Force India.





O segundo Safety chegou à corrida depois de uma violenta saída de pista do Lotus de Romain Grosjean. O piloto saiu do carro pelo próprio pé, mas pode agradeceu à célula de segurança e ao sistema HANS de proteção de pescoço e cabeça, não ter tido mais que umas fortes dores no corpo amanhã pela manhã.



O momento foi aproveitado por metade do pelotão para rumar às boxes e fazer o único pit stop de corrida. Uma antecipação tática que valeria por exemplo, uma chance a Sergio Perez e Daniel Ricciardo, de lutarem pelos primeiros lugares no final.

Quando os primeiros pararam para os pitstops, a Williams que detinha a 3ª posição com Bottas perdeu a jogada. A Ferrari foi mais lesta colocando Vettel na frente do finlandês da equipa britânica. Enquanto na saída para a pista, Bottas segurou in-extremis a posição sobre Raikkonen. Mas ficava ali prometido um duelo até final pelo 3º lugar. Vettel, esse, teria apenas de segurar e gerir o 2º posto.

Mais à frente, Ricciardo e Perez que tinham parado no grupo anterior começavam a ceder, fruto do desgaste dos pneus já com mais voltas.

Ricciardo não conseguiu comprovar até onde poderia ir, já que a suspensão do carro cedeu. Enquanto isso, empurrado pelos russos nas bancadas, Daniil Kvyat - que no momento dos pitstops até chegou a rodar em 2º atrás de Hamilton - ficava com a 6ª posição final (5ª após a penalização de Raikkonen).

Penalização de onde? 

Um incidente na derradeira volta entre o Williams de Valtteri Bottas e o Ferrari de Kimi Raikkonen, que lutavam pelo 3º lugar, retirou a ambos os finlandeses a chance do pódio. Uma tentativa muito arriscada de Raikkonen levou ao abandono de Bottas e à perda de posições por parte do piloto da Ferrari. Que na meta foi 5º colocado mas depois foi penalizado em 30 seg. descendo para o 8º lugar.



Em resultado disso a Mercedes, conquistou o número suficiente de pontos para em Sochi, tal como em 2014 aconteceu, se sagrar já Campeã do Mundo de Construtores. É pois o 2º título e consecutivo, muito embora a equipa (que antes era Brawn) tivesse obtido também o título em 2009.

Quem beneficiou também do incidente foi Sergio Perez. O mexicano que trcou de pneus ainda muito cedo na corrida, resistiu até aos últimos momentos com o 3º lugar. Na penúltima volta não conseguiu evitar que Bottas e Raikkonen passassem por si. Mas com o incidente entre ambos logo a seguir, Sergio reclamou um fantástico 3º lugar final. o mexicano da Force India que marcou o seu 5º pódio de carreira e o 3º da história da escuderia.



Corridas de destaque para Felipe Massa, que conseguiu com os incidentes e sem problemas na sua prova, veio de 15º na partida para terminar em 4º lugar e também outro Felipe, o Nasr, que acabou em 6º, a corrida, na frente de Pastor Maldonado, Jenson Button, Max Verstappen e Fernando Alonso.

Os dois pilotos da McLaren tiveram estratégias opostas de pneus, com  Alonso num trabalho notável, no dia em que fez o seu 250º GP. Alonso fez 39 voltas com os pneus supermacios. A penalização que sofreu de 5 seg retirou-lhe a chance de fazer o 10º lugar e entrar nos pontos nesta ocsião. Seria apenas a 2ª vez do ano em que ambos os McLarens terminariam em posições pontuáveis. Não foi o caso, porém.



Classificação provisória do GP da Rússia

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h37m11.024
2. Sebastian Vettel Ferrari 5.953
3. Sergio Perez Force India-Mercedes 29.918
4. Felipe Massa Williams-Mercedes 38.831
5. Daniil Kvyat Red Bull-Renault 47.566
6. Felipe Nasr Sauber-Ferrari 56.508
7. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m01.088
8. Kimi Raikkonen Ferrari 1m12.358*
9. Jenson Button McLaren-Honda 1m19.467
10. Max Verstappen Toro Rosso-Renault 1m28.424
11. Fernando Alonso McLaren-Honda 1m31.210
12. Valtteri Bottas Williams-Mercedes Colisão
13. Roberto Merhi Marussia-Ferrari 1 volta
14. Will Stevens Marussia-Ferrari 2 voltas
15. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault Suspensão

D
Carlos Sainz Toro Rosso-Renault Despiste
D Romain Grosjean Lotus-Renault Despiste
D Nico Rosberg Mercedes GP Acelerador
D Nico Hulkenberg Force India-Mercedes Colisão
D Marcus Ericsson Sauber-Ferrari Colisão
Melhor Volta
  Sebastian Vettel Ferrari 1m40.071
* Raikkonen penalizado em 30s por incidente com Bottas
** Alonso penalizado rm 5s por usar apex na Curva 16.




No Mundial de Pilotos, Hamilton passa a 302 pontos, Vettel 236, Rosberg 229, Raikkonen 117, Bottas 111, Massa 109.

No mundial de Construtores Mercedes tem 531 pontos, Ferrari 359, Williams 220. A Mercedes sagrou-se Campeã do Mundo.



Em 2 semanas, o GP dos EUA. Hamilton em vista para conquistar também o seu 3º título mundial.

Acompanhe a F1 com a RTP. http://twitter.com/f1rtp e http://rtp.pt/f1




pub