Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Pilotos portugueses lamentam morte de Jules Bianchi

por RTP c/ Lusa
Pilotos portugueses lamentam morte de Jules Bianchi Foto: Reuters

O português António Félix da Costa lamentou hoje a morte de Jules Bianchi, piloto francês de Fórmula 1 que morreu na sexta-feira na sequência de um acidente no Grande Prémio do Japão em outubro de 2014.

"Hoje é um dia duro para mim e muito negro para o automobilismo. O Jules deixou-nos esta noite. Descansa em paz amigo, foi um prazer ter partilhado pistas, corridas e pódios contigo", escreveu Félix da Costa na sua página no Facebook.
 
O português, atual piloto do campeonato alemão de turismo (DTM), cruzou-se com Jules Bianchi noutros campeonatos, nomeadamente no World Series by Renault 3.5.
 
Tiago Monteiro, que disputa o campeonato do mundo de carros de turismo e que já passou pela Fórmula 1, também utilizou o Facebook para assinalar o momento: "Descansa em paz Jules. Sem dúvida um dia muito triste para o automobilismo", escreveu.
 
Na mesma rede social, Miguel Oliveira assinalou "triste acordar com estas notícias" e completou: "DEP [descansa em paz] Jules".
 
O piloto francês de 25 anos morreu na noite de sexta-feira no Centro Hospitalar da Universidade de Nice, no sul de França, onde permanecia em coma desde o acidente ocorrido em outubro em Suzuka.
 
Bianchi ficou gravemente ferido depois o seu monolugar ter embatido contra uma grua que tentava remover o carro do alemão Adrian Sutil (Sauber), que se tinha despistado no local, durante o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, disputado em 05 de outubro de 2014, em condições climatéricas muito adversas.
 
O piloto da Marussia, que sofreu uma "lesão axional difusa", uma das formas mais graves de traumatismo cerebral, estava em coma na unidade de Nice, para onde foi transferido, em novembro, depois de ter recebido os cuidados iniciais no Japão.
 
Bianchi, que completava 26 anos no próximo mês, juntou-se à escuderia anglo-russa em 2013, tendo corrido em 34 Grandes Prémios e somado dois pontos no campeonato mundial até ao acidente no circuito de Suzuka.
Tópicos
pub