Pole histórica de Hamilton em Monza

por RTP
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7 poles seguidas, só aconteceu 5 vezes.



Lewis Hamilton dominou e voltou a fazer história na qualificação do GP de Itália. O inglês fez a sua  11ª pole position em 12 Grandes Prémios.

Hamilton está a escrever uma das páginas de maior domínio em qualificação na história. Apenas por outras 4 vezes, um piloto obteve 7 poles consecutivas. Hamilton igualou esta tarde 3 pilotos que viu ainda pequeno, na televisão, a correr. Ayrton Senna fez igual na temporada de 1991, Alain Prost em 1993 e por fim, Michael Schumacher em 2001. O record absoluto é de Ayrton Senna, que em 1988-89 fez 8 poles consecutivas. Uma marca que com uma nova pole em Singapura, o inglês iguala.



Desta vez mais fácil fruto do facto do seu colega de equipa e principal rival, Nico Rosberg se ter visto na obrigação de voltar a usar o motor antigo antes da sessão. A Mercedes levou para Monza uma evolução do seu motor, para tirar mais vantagem para a concorrência nas longas retas de Monza. Mas um problema de fiabilidade observado no último treino livre, levou a equipa a mudar o motor do carro de Rosberg que tem agora menos potência do que a nova versão no Mercedes do campeão do mundo.


 
A limitação de recursos de Rosberg, deu à Ferrari a chance de tentar roubar a clássica 1ª fila completa dos carros alemães. E foi uma tentativa bem-sucedida, para alegria dos milhares de Tifossi no Autódromo a festejar, com a fantástica performance na qualificação de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel a fazerem 2º e 3º lugares na sessão, ambos na frente de Nico Rosberg que se viu projetado para o 4º lugar.



Raikkonen escolhido para continuar por mais um ano na Scuderia ao lado de Vettel, deu o troco e de pé a fundo esteve ao nível do seu melhor, precisamente na passagem dos 10 anos da sua primeira vitória na F1. Kimi bateu Vettel por 54 milésimos de segundo, mas ambos estão agora em linha de vista para atacar um Lewis Hamilton que treme em demasia por norma no arranque dos GPs.



Eventualmente o seu momento mais frágil, enquanto piloto. Agora que a sensibilidade no pé, para largar a embraiagem é feita sem auxílio das boxes por parte dos engenheiros, é cada um por si. E em Spa, por exemplo, Rosberg partiu muito mal e Hamilton também não foi perfeito, sendo batido por exemplo por Sergio Perez que largou atrás de si.

Os pilotos da Williams, Felipe Massa e Valtteri Bottas foram 5º e 6º na sessão, posição que reflete justamente o que conseguiram mostrar em pista. Na semana em que anunciaram ter renovado por mais uma temporada com a equipa britânica, Massa e Bottas por diversas vezes usaram a tática de slipstream, colocando um carro na frente do outro para beneficiar a volta rápida do piloto que rodava atrás.



A Force India voltou a mostrar o seu momento em pistas onde o motor Mercedes pode ajudar. Ambos os carros da escuderia ficaram no Top10, com Sergio Perez a terminar em 7º e Nico Hulkenberg um pouco mais atrás, depois de se ver a braços com um problema no motor precisamente durante a fase final de qualificação.

Outro carro com motor Mercedes,  Lotus de Romain Grosjean, foi também ao Top 10, sendo que Pastor Maldonado foi 11º, escapando por 15 milésimas a passagem à Q3.

Capacidade de performance, mostrada ainda por Marcus Ericsson. O sueco voltou a mostrar a eficácia e determinação, claramente superiores às de Felipe Nasr, metendo o Sauber no Top 10, muito embora ainda sujeito a uma decisão dos comissários de corrida, fruto de uma irregularidade em pista, quando travou Hulkenberg numa volta rápida da sessão, o piloto será despromovido 3 posições na grelha de partida.



A vida da Red Bull em Monza está tremida, não conseguindo ainda traduzir em qualificação as suas ambições para este GP. Sendo certo que os seus 4 pilotos (os da Red Bull, Ricciardo e Kvyat, os da Toro Rosso, Verstappen e Sainz) usariam nova evolução do motor Renault e estão sujeitos a penalizações que os carregarão para o final da grelha, não é menos certo que quase todos foram sujeitos a problemas que são pouco animadores.

A Red Bull, por exemplo, pela primeira vez desde o GP do Brasil de 2008, faz 7 anos, que não coloca qualquer carro na Q3

Os homens da Red Bull, Toro Rosso e McLaren, todos terão unidades diferentes nos carros, acumulando por isso, penalizações de lugares na grelha. Eles vão proporcionar por isso à Marussia a sua melhor posição de largada de sempre (em conjunto)



Pior a vida de Max Verstappen que não só não conseguiu sequer uma volta de qualificação por falta de tempo na colocação da nova unidade no carro., assim que tentou rodar em pista viu a carenagem lateral do carro ser arrancada e ficar espalhada pela pista. Foi bonito ver um F1 descascado a rodar ao vento, mas a multa vai cair na mesa da equipa e o piloto esse, pela 1ª vez na sua curta carreira na F1 fica eliminado logo na Q3.

A troca de motor para Rosberg representa uma forte limitação. Representa que o alemão terá uma corrida difícil. E dá pela posição de largada à Ferrari uma chance de tentar algo que seria contra-natura, improvável e surpreendente. Vencer em casa (algo que na última década só aconteceu com Schumacher em 2006 e Alonso em 2010). A Ferrari tem basicamente uma chance. É a de largar melhor que Hamilton e chegar à primeira curva/chicane da pista com os seus homens em 1º e 2º, ambos na frente de Hamilton. Digamos que (sabendo que em automobilismo há muitas variáveis), em condições normais é essa a única forma da Ferrari conseguir taticamente dominar o GP, impedindo que Hamilton vá facilmente embora e depois esperar que o jogo das boxes possa permitir o objetivo. Por falar em pit stops, este ano com os compostos da Pirelli a serem diferentes, com o medio e macio (em vez do mais duro), deveremos ter corrida com 2 pitstops em vez de 1, pelo que há uma gama diferente de trabalho tático que se coloca.



QUALIFICAÇÃO - GP DA ITÁLIA (antes de penalizações)

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1:23.397
2. Kimi Raikkonen Ferrari 1:23.631
3. Sebastian Vettel Ferrari 1:23.685
4. Nico Rosberg Mercedes GP 1:23.703
5. Felipe Massa Williams-Mercedes 1:23.940
6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1:24.127
7. Sergio Perez Force India-Mercedes 1:24.626
8. Romain Grosjean Lotus-Mercedes 1:25.054
9. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:25.317
10. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari 1:26.214
Q2      
11. Pastor Maldonado Lotus-Mercedes 1:24.525
12. Felipe Nasr Sauber-Ferrari 1:24.898
13. Carlos Sainz Toro Rosso-Renault 1:25.618
14. Daniil Kvyat Red Bull-Renault 1:25.796
15. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault s/Crono
Q1      
16. Jenson Button McLaren-Honda 1:26.058
17. Fernando Alonso McLaren-Honda 1:26.154
18. Will Stevens Marussia-Ferrari 1:27.731
19. Roberto Merhi Marussia-Ferrari 1:27.912
20. Max Verstappen Toro Rosso-Renault S/Crono








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