Pole mexicana para Rosberg

por RTP
20ª pole da carreira de Rosberg


Nico Rosberg conquistou a sua 4ª pole consecutiva e a 5ª pole do ano, numa sessão onde esteve no domínio na fase final, numa construção de vantagem que resultou de um erro que
Lewis Hamilton teve na zona do estádio. O recente tri-campeão do mundo queimou travagem, o que lhe retirou 1 décima de segundo no seu tempo.



A Vantagem de Nico Rosberg, de 188 milésimas é importante agora para o alemão tentar construir a partir da pole uma vitória, algo que lhe escapou quase sempre ao longo da época, sempre que necessitou. Importante também uma semana depois de perder o título para Hamilton pelo 2º ano consecutivo. Precisa disso para marcar uma posição que está batido mas não abatido e citar que para o ano, quer discutir tudo, de novo .

Rosberg tornou-se no 14º piloto a tirar pelo menos 20 poles na carreira (igualou Damon Hill), sendo o único desse lote de 14 pilotos que não foi campeão do mundo.



A marca de Lewis Hamilton, dá-lhe 88 partidas da 1ª fila de grelha, passando a ser o 2º piloto que mais vezes largou do Top 2 para um GP. Mais largadas na frente, só Michael Schumacher com 116.

Vettel tentou fazer frente aos Mercedes, considera que cometeu alguns excessos que não lhe deram vantagem, antes o levaram a perder algum terreno. Sendo o piloto que conseguiu rodar em 1.19 com os Mercedes, Vettel garantiu o 3º posto a 370 milésimas do crono da pole.



Ao seu lado vai ter um dos Red Bull. Tal como em Austin na passada semana, de novo os Red Bull Renault a mostrarem-se competitivos e a performance dos 2 pilotos quase em sincronia. Kvyat bateu por 1 milésimo Ricciardo. 1 milésimo de segundo em 4304 metros é notável.



Atrás dos Red Bull, os Williams. Bottas e Massa rodaram em 1.20.4 e 1.20.5 conservando a perspetiva que domingo, terão apenas a expectativa de traduzir em vantagem problemas à frente.



Verstappen que na Q2 sobre a hora e pista a ficar molhada por um aguaceiro, entrou no Top10 e tirou de lá o colega de equipa Carlos Sainz, acabou por fazer o 8º tempo na sessão. O jovem holandês está a mostrar uma garra e talento invejáveis. Ano de aprendizagem com um carro limitado pelo motor que tem, a deixar cartas que o dão já como futuro tubarão no mundial. Resta saber em que equipa de topo.

A fechar o Top 10, os carros da Force India, com o mexicano Sergio Perez a ser empurrado nas bancadas do circuito Hermano Rodriguez. O piloto da casa a não desiludir, batendo o colega de equipa Nico Hulkenberg e a entrar no Top10, como esperado.



Tudo no dia seguinte ao rumor dado como quase certo, que a Force India em 2016 terá outra designação, com o nome Aston Martin (que participou numa corrida em 1959 no mundial). A Aston Martin é detida em 5% pela Mercedes que continuará a equipar a equipa.

Outros factos de registo, os problemas de travões de Kimi Raikkonen que o levaram a interromper a sessão a meio da Q2. Antes, o piloto viu a escuderia Ferrari mudar a caixa de velocidades, o que o leva a perder mais 5 posições na grelha.



A perda de posição por novos elementos de motor nos carros da McLaren. Alonso fez uma qualificação fraca, a ficar eliminado na Q1, enquanto Jenson Button depois de problemas decorrentes da sessão anterior, nem sequer saiu para a pista na qualificação, largando ambos da última fila.

Amanhã deveremos ter uma estratégia entre 1 e 2 pit stops. Não há histórico nesta pista. Mas a ondulação do asfalto, a temperatura, a altitude da pista, são fatores que vão influenciar a corrida, a performance aerodinâmica e dos motores. Início às 19h, com acompanhamento minuto a minuto no Twitter F1RTP e no site Fórmula 1 da RTP.



QUALIFICAÇÃO GP DO MÉXICO
* Raikkonen penalizado em 5 posições largará de 18º, Alonso e Button Penalizados largarão da 19º e 20º, última fila da grelha




pub