Ricciardo ganha na Malásia, Rosberg mais perto do título

por RTP
Ricciardo triunfa em Sepang FAZRY ISMAIL


Surpresa, drama, conquista, teve de tudo o GP da Malásia. No duelo para o título, a Mercedes tinha os seus dois pilotos na 1ª fila, mas ambos estavam destinados a não conseguir um novo record de vitórias consecutivas na F1 para a escuderia Mercedes. No final a Red Bull conseguiu não só a vitória como inclusivé uma dobradinha que não se tinha repetido desde o GP do Brasil de 2013 com Vettel e Webber.

Como conseguiu a Red Bull construir este momento histórico na Malásia?

Primeiro foi o incidente na 1ª curva da pista. Provocado por Sebastian Vettel que na travagem para a curva escorregou em demasia o carro e bateu forte no Mercedes de Rosberg.
Nico virou e por sorte não foi batido por mais ninguém, regressando a corrida em último.
Pior o Ferrari do alemão que com direção partida, ficou logo fora do GP.


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Quem também se atrasou com incidente foi Max Verstappen obrigado a desviar trajetória para seguir. Quem, com tudo à sua frente a acontecer, beneficiou foi Daniel Ricciardo que se achou num ápice atrás de Lewis Hamilton.

Rosberg que tinha conquistado os 3 GPs após as férias de verão, tinha de fazer uma corrida de recuperação desde o início. Na sua mente o objetivo era limitar ao máximo o que Hamilton podesse conquistar na Malásia daí para a frente.

Mas a esperança de Hamilton esfomou-se numa nuvem de fumo branco, com o inglês desesperado a ver o título escapar-lhe provavelmente pelos dedos. Gritou no carro "Não!!! Não!!!" quando percebeu que o motor do Mercedes tinha partido. Um problema não identificado antes no motor interno de combustão. Frustrado o inglês diria depois que alguém na equipa não quer que ele vença, pois os problemas mecânicos que estão a acontecer, são sempre a ele.



Nico Rosberg fez uma prova progressiva de recuperação, passando até ao 3º lugar Kimi Raikkkonen. Aqui uma ultrapassagem que foi além do considerado regulamentar. O alemão ainda levou uma penalização de 10seg ao seu tempo, mas nada impediu Nico de marcar mais um pódio no final atrás dos Red Bull.

Os Red Bull fizeram uma corrida notável. Não tivesse o motor do carro de Lewis cedido e provavelmente teriam perdido a corrida. Na altura Hamilton estava com 21 segundos de vantagem para Ricciardo e preparava-se para um último PitStop assimque chegasse aos 25 eg, trocando de pneus para sair ainda no comando e rumar com pneus mais novos que os da red Bull, até final.


Edgar Su

Mas já que a fiabilidade Mercedes não ajudou, os carros de Milton Keynes apanharam a oportunidade com ambas as mãos.
Verstappen aproveitou o momento inicial dos Virtual Safety Cars para andar próximo dos primeiros. Fez pitstop durante o 2º SafetyCar virtual e sempre usando o composto macio, apanhou-se no comando após a ida às boxes de Hamilton e Ricciardo.

Verstappen perdeu apenas posição de pista quando foi chamado para o 2º pitstop demasiado cedo do que se esperava. Tivesse conseguido esticar mais esse turno, teria tido a chance de manter posição de pista pelo menos em relação a Ricciardo.



E bem precisaria dessa vantagem. Porque ainda antes do abandono de Hamilton, os 2 carros da Red bull aterram-se abertamente entre si a discutir aquela que era no momento o 2º lugar. Ricciardo resistiu bravo ao ataque do jovem holandês.

Após Hamilton sair da corrida, a Red Bull não iria arriscar mais um duelo em pista e hipotecar com isso um resultado histórico.

Assim aconteceu daí até final, Ricciardo e Verstappen trouxeram os carros até final, para a 1ª dobradinha desde o GP do Brasil de 2013.

Ricciardo venceu o 4º GP da carreira, o 1º desde o GP da Bélgica de 2014.

Atrás de Ricciardo, Verstappen e Rosberg no pódio ficou Raikkonen que fez o possível, pelo menos em consistência. Depois veio Valtteri Bottas que largou de 11º e fez uma prova muito eficaz e consistente. Boas notícias para a Williams que está a ter problemas em ganhar o duelo com a Force India para 4º lugar no mundial de construtores.

A Force India que terminou com Perez em 6º e Hulkenberg em 8º, a ensanduicharem no 7º lugar Fernando Alonso.
O espanhol fez um arranque fabuloso, para vir de último na partida, em 22º lugar, até ao 7º posto no final.

A McLaren terminou com ambos os seus pilotos nos pontos, pela 2ª vez em 2016 (a outra corrida foi na Hungria). Button foi 9º, naquele que foi o seu 300º GP

Uma novidade na F1 foi o final nos pontos para Jolyon Palmer, que no Renault, marcou o seu 1º ponto na F1. Curiosidade? Foi o 333º piloto a marcar um ponto na F1.

CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DA MALÁSIA

1. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer 1h37m12.776
2. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +2.443
3. Nico Rosberg Mercedes GP +25.516
4. Kimi Raikkonen Ferrari +28.785
5. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1m01.582
6. Sergio Perez Force India-Mercedes +1m03.794
7. Fernando Alonso McLaren-Honda +1m05.205
8. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1m14.062
9. Jenson Button McLaren-Honda +1m21.816
10. Jolyon Palmer Renault +1m35.466
11. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari +1m38.878
12. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1 volta 
13. Felipe Massa Williams-Mercedes +1 volta 
14. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari +1 volta 
15. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes +1 volta 
16. Esteban Ocon MRT-Mercedes +1 volta 
D
Felipe Nasr Sauber-Ferrari ??
D Lewis Hamilton Mercedes GP Motor
D Esteban Gutierrez Haas-Ferrari Roda saltou
D Kevin Magnussen Renault Chassis
D Romain Grosjean Haas-Ferrari Travões - Despiste
D Sebastian Vettel Ferrari Acidente
MELHOR VOLTA
  Nico Rosberg Mercedes GP 1:36.424

No mundial de F1, faltam agora 5 GPs para o final da época. O proximo é já no próximo fim de semana em Suzuka, no Japão.
Nico Rosberg tem 23 pontos de vantagem e é uma vantagem confortável para o alemão. Nico Rosberg 288 pontos, Lewis Hamilton 265,  Daniel Ricciardo 204, Kimi Raikkonen 160, Sebastian Vettel 153, Max Verstappen 147, Valtteri Bottas 80, Sergio Perez 74, Nico Hulkenberg 50 são os primeiros da geral. Nos construtores, Mercedes 553 pnotos é líder, atrás Red Bull 359, Ferrari 313, ,Force India 124 e Williams 121.


FAZRY ISMAIL








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