Rosberg Conquista Monza e Mundial ao Rubro

por RTP
Rosberg Vence Em Monza Reuters


Foi uma vitória fácil para Nico Rosberg, em Monza. Depois da largada falhada de Lewis Hamilton que num ápice caiu de 1º para 5º lugar, o seu rival aproveitou para construir uma confortável vantagem nas primeiras voltas até ao pit stop que a escuderia alemã tinha construído como base da sua estratégia. Quando chegou ao momento de troca do composto Macios para o composto ele tinha já uma almofada de gestão enorme.

Sem erros, rumou até final para aquela que foi a sua 21ª vitória da carreira. É agora o 14º piloto com mais vitórias de sempre na F1. Foi a sua 1ª vitória em Monza, a 7ª na temporada e cola-se a Lewis Hamitlon, depois de 2 vitórias consecutivas numa semana. Na Bélgica e agora em Itália.

Os Mercedes largaram com composto macio na frente, ao passo que os restantes começaram com supermacios. Uma tática que indicava logo uma estratégia de paragem única com um mais longo primeiro turno. Na prática as regras dos pneus acabaram por proporcionar à Mercedes, dominadora do mundial, uma vantagem ainda maior em pista. O alemão teria de ganhar 1 segundo por volta ao campeão em título.

A corrida foi aborrecida no duelo para a vitória porque a largada de Hamilton foi desastrosa. O inglês perdeu para Rosberg, Vettel, Raikkonen e até Bottas.

O homem da Williams resistiu 10 voltas à pressão de Hamilton. O líder do mundial só conseguiu a passagem ao 4º lugar quando os compostos supermacios do carro do finlandês, começaram a perder eficácia.

Na frente Rosberg voava já com Vettel a 6 segundos, Raikkonen a 9 e Hamilton a 12 segundos de diferença.
A Mercedes optou por estratégia de 1 paragem apenas. Os homens que começaram com SuperMacios vieram para tática de 2 pitstops.

Rosberg ganhou uma vantagem de 14 segundos em 16 voltas. Trabalho fácil daí para a frente, no caso de não ter uma situação de SafetyCar até final.

Com a opção de 2 pit stops, a Ferrari obrigou-se a acreditar no sprint final com Composto Macio, para ir buscar a posição de Hamilton que seguia com Medios. Eram 18 segundos para recuperar em 19 voltas. Nem de perto Vettel conseguiu chegar a Lewis que assegurou a 2ª posição final. Até deu margem para Hamilton falhar uma travagem e atravessar a chicane de Monza. Um erro que valeu algum tempo, mas a vantagem sobre Vettel era confortável.

O 5º no final foi de Daniel Ricciardo no Red Bull, depois de um último PitStop foi em busca de Valtteri Bottas. O australiano executou uma ultrapassagem fenomenal no final da reta da meta, sem pedir licença mergulhou por dentro na chicane e travando sobre o limite, concretizou a acção, relegando Bottas para 6º no final do GP. Uma das ultrapassagens da temporada, com muito "coaração".

Fernando Alonso que terminou apenas no 14º lugar, colocou um jogo de pneus novo a fechar a corrida e com os super-macios deixou a marca com o registo de Melhor Volta de Corrida, algo que não carimbava desde Abu Dabhi em 2013.



CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DE ITÁLIA

1. Nico Rosberg Mercedes GP 1h17m28.089
2. Lewis Hamilton Mercedes GP +15.070
3. Sebastian Vettel Ferrari +20.990
4. Kimi Raikkonen Ferrari +27.561
5. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +45.295
6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +51.015
7. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +54.236
8. Sergio Perez Force India-Mercedes +1m04.954
9. Felipe Massa Williams-Mercedes +1m05.617
10. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1m18.656
11. Romain Grosjean Haas-Ferrari +1 volta
12. Jenson Button McLaren-Honda +1 volta
13. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari +1 volta
14. Fernando Alonso McLaren-Honda +1 volta
15.
Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari +1 volta
16. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1 volta
17. Kevin Magnussen Renault +1 volta
18. Esteban Ocon MRT-Mercedes +2 voltas
D
Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari  
D Pascal Wehrlein MRT-Mercedes  
D Jolyon Palmer Renault  
D Felipe Nasr Sauber-Ferrari  
MELHOR VOLTA
  Fernando Alonso McLaren-Honda 1'25''340

O Mundial segue dentro de 2 semanas com a corrida noturna de Singapura.

Mas o mundial está ao rubro. Na Classificação apenas 2 pontos entre os dois homens da Mercedes. 
Hamilton tem 250 pontos. Rosberg 248. Atrás Ricciardo 161, Vettel 143, Raikkonen 136 e Verstappen 121.

Nos construtores, a Mercedes tem 498 pontos, a Red Bull 290, Ferrari 279, Williams 111 e Force India 108.
pub