Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Rosberg faz pole em Baku

por RTP
Rosberg torna-se o 10º piloto com mais poles da história ZURAB KURTSIKIDZE



Nico Rosberg conquistou com frieza e justiça a pole position do GP da Europa. O alemão, líder do campeonato fez o que tinha a fazer, beneficiando da vantagem do carro e beneficiou de uma tarde irregular e muito errática do seu adversário ao título Lewis Hamilton. Nico obteve assim a sua 25ª pole position e torna-se o 10º piloto com mais poles de sempre. Da mesma fora a Mercedes alcança a sua 59ª pole para se tornar a solo a 5ª escuderia que mais vezes saiu da frente na F1.


VALDRIN XHEMAJ

A sessão de qualificação foi absolutamente caótica para Lewis Hamilton, o campeão do mundo que venceu os dois mais recentes GPs da temporada. O inglês falhou em pista em todas as fases da Sessão. Pequenos despistes, três. Até que chegou a um quarto erro com maiores consequências. Na curva 9 da pista, uma rápida direita e cega, Lewis Hamilton curvou cedo demais e partiu a suspensão do Mercedes numa volta em que tentava subir da 9ª posição de grelha que tinha. Com o crono final de Daniel Ricciardo, o inglês caiu para o 10º lugar, na 5ª fila que é de onde larga no Domingo. Foi, pode dizer-se, uma das piores qualificações de sempre do britânico.

E pior que tudo é que Hamilton terá de começar a corrida com um jogo de pneus que foi “frito” numa travagem pra lá da pista, num dos 3 erros anteriores de Lewis.

Já o desempenho de Perez foi impressionante, ajudado pela boa performance do motor Mercedes. No 3º livre, Sergio Perez bateu e danificou a traseira do Force India. Talvez sem esse pormenor, ele tivesse feito hoje um milagre. A equipa teve de mudar a caixa de velocidades do carro e o mexicano perdeu 5 posições na grelha. Ainda assim, na qualificação ele foi o 2º mais rápido e a exemplo do que mostrou em todo o fim de semana até agora, tem condições para fazer uma excelente corrida. Pior na Force India, uma confusão entre nico Hulkenberg e o seu engenheiro, terá evitado que Nico fizesse uma derradeira volta na Q2 e teria tido acesso de entrada ao Top 10 na Q3.


ZURAB KURTSIKIDZE


Pouco comum é dois pilotos marcarem à milésima o mesmo crono. Mas isso aconteceu na pista de Baku. Como Ricciardo marcou mais cedo o crono, ficou com o melhor tempo e assim vai largar da 1ª fila da grelha ao lado de Rosberg.


ZURAB KURTSIKIDZE

A Ferrari começa a corrida com os seus 2 carros na 2ª fila. Não é um mau resultado para a equipa de Maranello, sendo que Vettel poderia estar também na 1ª fila, tivesse sacado o crono antes de Ricciardo. Mas caso proteja a largada e mantenha posições de pista, Vettel e Raikkonen terão condições em Baku para tentar a sorte de meter dois carros no pódio e até vencer.

Felipe Massa, Daniil Kvyat, Valtteri Bottas e Max Verstappen, estão igualmente nas primeiras filas e todos na frente do campeão do mundo.


VALDRIN XHEMAJ

Pela positiva na sessão, merece destaque a qualificação da Manor GP que conseguiu fugir aos últimos lugares e mesmo meter ambos os pilotos na frente do McLaren de Jenson Button, que foi eliminado ainda na 1ª fase de qualificação (limitado por tráfego na sua derradeira tentativa). Um desempenho medíocre a que corresponde a 1ª vez que um McLaren é eliminado na primeira sessão nesta temporada.

O motor menos potente da F1, apesar da evolução mais recente da Honda, deixa pouca margem numa pista onde passar é quase impossível mas que tem a reta mais longa de todo o calendário.


ZURAB KURTSIKIDZE

Bizarro o dia para a Renault. Os seus 2 pilotos, Kevin Magnussen e Jolyon Palmer, fizeram os piores cronos e largam ambos da última fila da grelha. Aliás, em toda a história da equipa, desde que apareceu em 1977, nunca, mas nunca, ambos os carros da equipa francesa largaram ambos da última fila de um GP.



Tem Rosberg vantagem? Sim, tem. Mas esta corrida terá tudo menos que considerar-se decidida. É inevitável que o SafetyCar entre em pista. As batidas vão ser inevitáveis, o muro está tão próximo, as curvas e o perigo fazem desta pista um quebra-cabeças. A decisão da corrida terá de ser desenvolvida ao logo de toda a corrida e interessa estar com a posição de pista ideal, em defesa de posição, no pressuposto que não se tem nenhum erro. Sábado Hamilton mostrou que num dia não, um piloto pode deixar facilmente perder a chance. Esta é, em definitivo, uma pista diferente das demais.


VALDRIN XHEMAJ

GRELHA DE PARTIDA DO GP DA EUROPA #BAKU

1. Nico Rosberg Mercedes GP 1:42.758
2. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heuer 1:43.966
3. Sebastian Vettel Ferrari 1:43.966
4. Kimi Raikkonen Ferrari 1:44.269
5. Felipe Massa Williams-Mercedes 1:44.483
6. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari 1:44.717
7. Sergio Perez Force India-Mercedes 1:43.515 (após penaliz. +5)
8. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1:45.246
9. Max Verstappen Red Bull-Tag Heuer 1:45.570
10. Lewis Hamilton Mercedes GP 2:01.954
Q2      
11. Romain Grosjean Haas-Ferrari 1:44.755
12. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:44.824
13. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari 1:45.000
14. Fernando Alonso McLaren-Honda 1:45.270
15. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari 1:45.349
16. Felipe Nasr Sauber-Ferrari 1:46.048
Q1      
17. Rio Haryanto MRT-Mercedes 1:45.665
18. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes 1:45.750
19. Jenson Button McLaren-Honda 1:45.804
20. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari 1:46.231
21. Kevin Magnussen Renault 1:46.348
22. Jolyon Palmer Renault 1:46.394

pub