Nico Rosberg larga na frente para o GP da Alemanha.
Mas Nico passou por problemas já na Q3, a última manga de qualificação. Um problema eletrónico bloqueou o motor e todas as relações de caixa do carro. O piloto da casa, que vinha a fechar a sua primeira tentativa para conquistar a pole, teve de renunciar e rumar às boxes.
RONALD WITTEK
Corrigido o problema, Rosberg achou-se em pista com mais combustível no depósito que o seu colega de equipa e rival na discussão de poles e corridas. Combustivel para 2 voltas lançadas, caso comete-se um erro na 1ª volta, não teria tempo para voltar à boxe.
Mas Rosberg empurrado por uma vontade extrema de recuperar o comando do mundial em Hockenheim e de corresponder ao apoio dos seus, colocou em pista uma volta absolutamente extraordinária.
Foi a 5ª pole de Rosberg na temporada, tornando-se agora o 9º piloto da história com mais poles.
O sucesso de Rosberg teve uma contribuição direta de Lewis Hamilton. O inglês teve ainda tempo para uma resposta ao crono marcado por Nico. Uma volta igualmente rápida. Mas nos pormenores, decidem-se os resultados. Na travagem para o gancho no setor 2 da pista, Hamilton bloqueou roda em travagem. Não mais recuperou da vantagem obtida no 1º setor da pista. E fechou a 107 milésimas de Rosberg, para conquistar o 2º lugar, na 98ª vez que larga da 1ª fila para um GP.
Atrás dos Mercedes, temos os Red Bull. Num duelo pelo vice campeonato com a Ferrari, ambas as escuderias separadas por 1 ponto, a Red Bull parece estar em melhor momento de momento. Daniel Ricciardo e Max Verstappen foram 3º e 4º respetivamente na sessão. O crono de Ricciardo é muito bom, deixando Verstappen a cerca de 1 décimo.
RONALD WITTEK
A Red Bull, numa corrida que tem previsivelmente 2 paragens para pitstop, pode tentar uma tática diversa no duelo com a Ferrari, estendendo ao máximo que conseguir o 1º turno de um dos pilotos, para proteger a posição de pista na segunda metade de corrida. Está em perspetiva como na Hungria na passada semana mais um duelo entre os homens da Red Bull e da Ferrari. Muito embora em Hockenheim seja mais fácil ultrapassar que no Hungaroring.
A Ferrari na 3ª fila com Raikkonen a fechar na frente de Sebastian Vettel. Nenhum dos Ferraris entrou na casa de 1.14, com Kimi a aproximar-se em 1.15.1 mas Vettel em 15.3 a quase 1 segundo do crono de Rosberg.
Ralph Orlowski
Nico Hulkenberg no Force India e o Williams de Valtteri Bottas estão na 4ª fila e a fechar o Top10, Sergio Perez e Felipe Massa, noss outros Force India e Williams
Outros destaques de qualificação, para a prematura eliminação desta vez, dos McLaren Honda de Button e Alonso. Numa pista de “motor”, a falha deixa a Honda um pouco subjogada, muito embora o chassis McLaren tenha dado alguns sinais de dificuldade, ora sobrevirador, ora subvirador com dificuldade em encontrar o compromisso ideal.
Na Haas, Romain Grosjean foi apenas 15º na sessão e ainda será relegado para o final da grelha, perdendo 5 posições por troca da caixa de velocidades do carro.
Jolyon Palmer na Reanult conseguiu passar de novo à Q2 e desta vez batendo de novo Kevin Magnussen que não conseguiu passar da primeira fase de sessão.
Tal como um muito frustrado Daniil Kvyat. O russo da Toro Rosso atónito sem compreender o que se passa com a incapacidade de mostrar ritmo com o carro, pior sistematicamente que o espanhol Carlos Sainz, como de novo aconteceu.
ULI DECK
GRELHA DE PARTIDA PARA O GP DA ALEMANHA
1. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1:14.363 | Q3 |
2. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:14.470 | Q3 |
3. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heuer | 1:14.726 | Q3 |
4. | Max Verstappen | Red Bull-Tag Heuer | 1:14.834 | Q3 |
5. | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1:15.142 | Q3 |
6. | Sebastian Vettel | Ferrari | 1:15.315 | Q3 |
7. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 1:15.510 | Q3 |
8. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | 1:15.530 | Q3 |
9. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | 1:15.537 | Q3 |
10. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | 1:15.615 | Q3 |
11. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | 1:15.883 | Q2 |
12. | Jenson Button | McLaren-Honda | 1:15.909 | Q2 |
13. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | 1:16.041 | Q2 |
14. | Jolyon Palmer | Renault | 1:16.665 | Q2 |
15. | Kevin Magnussen | Renault | 1:16.716 | Q1 |
16. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Ferrari | 1:15.989* | Q2* |
17. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | 1:16.717 | Q1 |
18. | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Ferrari | 1:16.876 | Q1 |
19. | Rio Haryanto | MRT-Mercedes | 1:16.977 | Q1 |
20. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | 1:16.086* | Q2* |
21. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | 1:17.123 | Q1 |
22. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | 1:17.238 | Q1 |
Já com penalização assumida:
* Carlos Sainz fez a Q2 (foi P13) e foi relegado 3 posições na grelha depois de impedir uma volta rápida de Felipe Massa
* Romain Grosjean fez a Q2 (foi P15) mas relegado 5 posições por troca da caixa de velocidade