Rosberg Pole em Spa, GP da Bélgica

por RTP
Rosberg 28ª pole de carreira. VALDRIN XHEMAJ

Nico Rosberg conquistou a pole para o GP da Bélgica, mas teve de tirar o melhor de si, porque o jovem Max Verstappen no Red Bull deu luta pela posição.

Do duelo para a pole do GP não estava, já se sabia, Lewis Hamilton. A equipa estava resignada a escolher algum GP na temporada para ativar a troca e assumir a penalização. O campeão do mundo optou por adquirir a penalização por troca necessária de motor, troca pensada era o equivalente a 10 posições de grelha, mas o certo é que a equipa aproveitou para fazer múltiplas trocas de componentes.


SRDJAN SUKI

Ao ponto de trocarem mesmo 3 vezes de motor. Conclusão, acumulação de uma penalização de 55 lugares, dando a Hamilton a certeza de largada da última fila. Conclusão, Lewis quase nem rodou, fazendo um crono que o eliminou bem cedo na sessão de definição da grelha de partida.

A volta de Rosberg (veja-a aqui), bateu o crono que deu a pole position em 2015. E teve de ser para carimbar a sua 28ª pole de carreira. Já se sabia da boa performance potencial dos Red Bull em Spa e Verstappen, perfeito, ficou apenas a 150 milésimos de segundo de Nico.



VALDRIN XHEMAJ

Foi realmente sensacional, já que tinha perdido a maior parte do 3º treino livre com problemas de caixa de velocidades. Tornou-se de resto, no mais jovem piloto da história, a garantir lugar na 1ª fila de grelha. Verstappen inicia a corrida com 18 anos e 331 dias, ultrapassando a marca anterior que foi fixada no GP de Itália de 1961 (há 55 anos) com Ricardo Rodriguez na Ferrari, com 19 anos e 208 dias.

Kimi Raikkonen fez uma qualificação excepcional, indo buscar mesmo o crono do outro Red Bull, de Daniel Ricciardo.


STEPHANIE LECOCQ

Com 65% da volta em Spa de "prego na tábua", Hamilton pode fazer uma corrida de recuperação progressiva de modo a minimizar ao máximo os pontos que pensa perder na Bélgica para o seu rival ao título. Será possível pensar, caso tudo corra bem, Que Hamilton possa intrometer-se no Top 5 do GP.

Em Spa este fim-de-semana o calor é grande, acima dos 30º de temperatura do ar. O asfalto na qualificação ultrapassou os 40º de temperatura.

A Pirelli não alterou o que tinha definido em termos de pressão dos pneus, mesmo após um pedido dos pilotos. Resultado, a degradação tem sido muito evidente e será assim na corrida.

Com as voltas que fizeram na Q2 da qualificação, Nico Rosberg em primeiro, os Ferrari de Raikkonen e Vettel e o Red Bull de Daniel Ricciardo, que larga em 5º, arrancam com o composto macio para a 1ª fase de corrida.


STEPHANIE LECOCQ

Os restantes no Top 10 saem com os compostos super-macios, que não vão durar mais de 2 voltas no início da corrida. Ou seja, a tática de Rosberg e Ricciardo poderá indicar a possibilidade de apenas 2 pitstops na corrida, enquanto outros farão talvez 3. Hamilton testou muito nos treinos livres os compostos médio e macio, indicando que fará corrida com menos pitstops e alongando muito os seus turnos de corrida.

Sebastian Vettel ficou na quarta posição, reclamando muito da resposta de tração e do motor naquela que foi a sua última volta de qualificação. Certo é que ambos os Ferrari ocupam a 2ª fila, melhor do que aconteceu nos GPs antes das férias.


STEPHANIE LECOCQ

Daniel Ricciardo foi relegado para a 3ª fila, podendo como se escreve neste artigo, beneficiar de sair com pneus médios e fazer aum primeiro turno mais longo que a maioria dos homens que saem no Top10.

Com Ricciardo está o Force India de Sergio Pérez, atrás o outro Force de Nico Hulkenberg com o Williams de Valtteri Bottas. Felipe Massa e Jenson Button saem na 5ª fila, de veteranos. Assinalar o excelente crono na Q2 de Button que lhe garantiu pela 3ª vez este ano presença na Q3.


VALDRIN XHEMAJ

Na McLaren, tal como Hamilton, também Fernando Alonso, assumiu nova unidade de energia após um problema na 6ª feira e a Honda pode mesmo assumir nova mudança de motor até ao início da corrida, o que confirma que Alonso sai  da última fila a par de Lewis Hamilton.

A Renault esteve em grande, garantindo Kevin Magnussen e Jolyon Palmer na Q2 e a fechar para a corrida com um 12º e 13º lugares.

Esteban Gutiérrez foi 13º, atrás do 11º de Romain Grosjean. Mas o mexicano por um incidente no 3º treino livre com Pascal Wehrlein, perdeu 5 posições na grelha e passa a 18º. Por falar em Wehrlein, ele entrou em destaque ao passar à Q2

Na Sauber, também novo componente de motor (o turbo), e penalização de 10 posições ao lugar obtido na qualificação.
 
GRELHA DE PARTIDA PARA O GP DA BÉLGICA - PENALIZAÇÕES ASSUMIDAS

1. Nico Rosberg Mercedes GP 1:46.744 M Q3
2. Max Verstappen Red Bull-Tag Heuer 1:46.893 SM Q3
3. Kimi Raikkonen Ferrari 1:46.910 M Q3
4. Sebastian Vettel Ferrari 1:47.108 M Q3
5. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heuer 1:47.216 M Q3
6. Sergio Perez Force India-Mercedes 1:47.407 SM Q3
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:47.543 SM Q3
8. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1:47.612 SM Q3
9. Jenson Button McLaren-Honda 1:48.114 SM Q3
10. Felipe Massa Williams-Mercedes 1:48.263 SM Q3
11. Romain Grosjean Haas-Ferrari 1:48.316   Q2 
12. Kevin Magnussen Renault 1:48.485   Q2 
13. Jolyon Palmer Renault 1:48.888   Q2
14. Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari 1:49.038   Q2
15. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes 1:49.320   Q2
16. Felipe Nasr Sauber-Ferrari 1:48.949   Q1
17. Rio Haryanto MRT-Mercedes 1:49.050   Q1
18. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari 1:48.598   Q2 + Pen 5
19. Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari 1:49.058   Q1
20. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari 1:49.071   Q1 + Pen 10
21. Lewis Hamilton Mercedes GP 1:50.033   Q1 + Pen 55
22. Fernando Alonso McLaren-Honda S/Tempo   Q1 + Pen 60?! 
Indicação no Top 10 do tipo de pneu com que larga. SM - Super Macio, M - Macio.


SRDJAN SUKI
 
Esta é a 4ª vitória de temporada de Rosberg. As anteriores 3 foram convertidas em vitória. Com Hamilton na última fila, ele terá de fazer tudo para reduzir a desvantagem de 19 pontos que tem no campeonato.

Acompanhe em direto os comentários ao GP da Bélgica através do Twitter RTP F1 e mais informações no site rtp.pt/f1

pub